Resumo
O principal objetivo dos Comitês de Ética em Pesquisa (CEP) é proteger os direitos e o bem-estar dos participantes de pesquisas envolvendo seres humanos. Dimensionar e avaliar até que ponto os CEP atendem a esse propósito e outros objetivos importantes são questões em aberto que requerem uma pesquisa empírica. A pesquisa precisa ser feita nos CEP e nos Programas de Proteção em Pesquisa Humana (PPISH) dos quais fazem parte, frequentemente, a fim de informar práticas, políticas e estratégias baseadas em evidências e melhorar a qualidade dos mecanismos de proteção de pesquisas envolvendo seres humanos.
No entanto, até o momento, a participação das PPISH e CEP em pesquisas empíricas relacionadas às suas próprias atividades e atuação têm sido limitadas. Para promover o compromisso das PPISH e dos CEP para realizar pesquisas auto reflexivas sobre sua qualidade e eficácia, as barreiras à sua participação devem ser abordadas. Entre elas se incluem: grandes cargas de trabalho, sistemas limitados de tecnologia da informação e poucos indicadores universalmente aceitos ou consistentemente medidos da qualidade e eficácia de seu trabalho.
Além disso, os líderes institucionais podem estar preocupados com a confidencialidade. Faltam normas profissionais sobre o valor da participação neste tipo de pesquisa. Finalmente, a obtenção de financiamento externo para pesquisas sobre CEP e PPISH é um desafio.
Como um grupo de profissionais e pesquisadores da PPISH que participam ativamente de um consórcio de pesquisa focado na qualidade e eficácia das CEP, identificamos possíveis estratégias para apoiar e incentivar a participação das CEP na pesquisa sobre sua qualidade e eficácia. Sustentamos que esta pesquisa deve ser baseada nos princípios fundamentais da pesquisa participativa do paciente e da comunidade, na qual os membros e as principais partes interessadas da comunidade a ser estudada são incluídos como informantes e membros da equipe de pesquisa.
Isso garante que as perguntas relevantes sejam feitas e que os dados sejam interpretados de forma a tornar as recomendações mais significativas. Portanto, oferecemos várias maneiras de aumentar a participação dos profissionais do PPISH na pesquisa, como participantes, como informantes e como pesquisadores.