Contexto
A autoridade de saúde francesa (HAS) queria fornecer às partes interessadas (profissionais de saúde, aqueles que desempenham um papel no treinamento do pessoal de saúde, órgãos públicos) uma análise dos dados disponíveis no mundo e na França sobre quatro temas:
Qual é a exposição dos profissionais e estudantes da área de saúde à promoção de produtos de saúde por meio da prospecção (em todas as suas formas, incluindo visitas de representantes médicos)?
Qual é a qualidade das atividades organizadas pelos fabricantes de dispositivos médicos e como ela é percebida pelos profissionais?
Que influência essas práticas têm sobre as atitudes e a seleção do tratamento?
Quais são os efeitos das intervenções para gerenciar ou monitorar essa forma de publicidade?
Objetivo. Esta revisão fornece elementos para reflexão sobre essa questão para pesquisadores, autoridades públicas, profissionais de saúde, responsáveis pelo treinamento de profissionais de saúde, o setor de saúde e os usuários, e sugere mudanças para melhorar a situação.
Método. O HAS realizou uma revisão sistemática da literatura biomédica publicada entre 01/01/2004 e 31/12/2018. No total, 214 publicações (das 2.380 identificadas) foram selecionadas para análise a fim de responder às quatro perguntas formuladas.
Principais conclusões