A Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA) analisou vários incidentes de efeitos adversos graves associados ao uso do Apetamin, que é comercializado ilegalmente para ganho de peso e melhoria da figura física.
O Apetamin não é um produto aprovado pela FDA. Ele é fabricado no exterior e importado ilegalmente para os Estados Unidos. Embora a FDA tenha restringido a importação do Apetamin, o produto continua a chegar ao mercado dos EUA, geralmente por meio de marketing on-line e em algumas lojas de varejo. O Apetamin é fortemente promovido e vendido por meio da mídia social, tendo como alvo as pessoas que desejam ganhar peso e atingir uma determinada aparência física.
O Apetamin contém ciproheptadina, um potente anti-histamínico que requer prescrição médica nos Estados Unidos.
Efeitos colaterais perigosos
Os consumidores podem não estar cientes dos graves efeitos adversos associados à ciproheptadina ou à quantidade contida no Apetamin. Como a ciproeptadina é um anti-histamínico potente, geralmente usado para tratar sintomas de alergia, ela pode causar sedação, comprometimento cognitivo, tontura e pressão arterial baixa. A superdosagem de anti-histamínicos é muito perigosa e, em até seis horas, pode causar efeitos adversos graves, incluindo os seguintes:
O uso do Apetamin também pode diminuir o estado de alerta mental e os usuários devem ser advertidos quanto à participação em atividades que exijam alerta mental e coordenação motora, como dirigir um carro ou operar máquinas. Anti-histamínicos potentes, como a ciproheptadina encontrada no Apetamin, podem ter efeitos aditivos quando usados com álcool e outros depressores do sistema nervoso central (por exemplo, hipnóticos, sedativos, tranquilizantes e agentes ansiolíticos).
A agência analisou vários relatórios recentes de eventos adversos do Sistema de Notificação de Eventos Adversos da FDA (FAERS) e a literatura publicada envolvendo adultos jovens que tomaram Apetamin e apresentaram distúrbios do sistema nervoso (por exemplo, tontura, sonolência e tremores), distúrbios cardíacos (por exemplo, batimentos cardíacos irregulares) e lesão hepática. Além dos efeitos relatados, a FDA teme que o número real de consumidores que apresentaram efeitos adversos seja maior devido à subnotificação.
Um relatório publicado descreve uma pessoa que desenvolveu hepatite autoimune após seis semanas de uso diário do Apetamin. Esse tipo de hepatite é uma doença crônica e pode se tornar uma condição para toda a vida. Ela é tratada com corticosteroides e supressores do sistema imunológico e, se não for tratada, pode levar à insuficiência hepática.
Não arrisque sua saúde: procure orientação profissional
Consumidores, cuidadores e pais devem consultar um médico ou profissional de saúde para obter opções de tratamento seguras para o ganho de peso.
A FDA incentiva qualquer pessoa que suspeite ter sofrido um efeito médico adverso relacionado ao Apetamin ou a outros produtos similares a relatá-lo por meio do Programa de Notificação de Eventos Adversos MedWatch da FDA, por meio do Sistema de Notificação de Eventos Adversos de Medicamentos do Centro de Segurança Alimentar e Nutrição Aplicada ou ligando para 1-888-SAFEFOOD (1-888-723-3366).
Além disso, você pode entrar em contato com o coordenador local de reclamações de consumidores: Coordenadores de Reclamações de Consumidores.