Produtos afetados
Ezetrol (ezetimiba) comprimidos de 10mg.
Outros produtos afetados por essa informação de risco incluem todos comprimidos de ezetimiba genéricos de 10mg
Questão
Ezetrol [ezetimiba] pode causar reações adversas severas, incluindo lesão hepática induzida por medicamentos (drug-induced liver injury, DILI) e reações adversas cutâneas severas (severe cutaneous adverse reactions, SCARs), como síndrome de Stevens-Johnson (Stevens-Johnson syndrome, SJS), necrólise epidérmica tóxica (toxic epidermal necrolysis, TEN) e reação medicamentosa com sintomas eosinofílicos e sistêmicos (drug reaction with eosinophilic and systemic symptoms, DRESS).
Público
Profissionais de saúde, incluindo clínicos gerais, médicos de família, cardiologistas, dermatologistas, pediatras, médicos de emergência, gastroenterologistas, internistas, endocrinologistas, enfermeiros e farmacêuticos.
Mensagens-chave
O ezetrol (ezetimiba) pode causar lesão hepática induzida por medicamento (DILI) e reações adversas cutâneas severas (SCARs), incluindo síndrome de Stevens-Johnson [SJS], necrólise epidérmica tóxica [TEN] e reação medicamentosa com sintomas eosinofílicos e sistêmicos [DRESS].
Aconselha-se aos profissionais de saúde que:
Considerem a possibilidade de realizar testes de função hepática no início do uso do Ezetrol e subsequentemente, como requerido, seja ele administrado como monoterapia ou em combinação com uma estatina ou fenofibrato.
Instruam os pacientes a entrarem em contato imediatamente com um profissional de saúde caso apresentem sintomas de lesão hepática. A função hepática deve ser avaliada se existir suspeita de lesão hepática.
Instruam os pacientes a parar de tomar o Ezetrol e a procurar ajuda médica imediata se apresentarem sintomas de SCARs.
A Monografia de Produto Canadense [Canadian Product Monograph, CPM] para o Ezetrol foi atualizada para incluir advertências sobre essas reações adversas graves. O Health Canada trabalhará com os fabricantes de versões genéricas da ezetimiba para atualizar seus respectivos CPMs.
Antecedentes
O Ezetrol é indicado, como complemento a mudanças na dieta e no estilo de vida quando a resposta a essas e outras medidas não farmacológicas isoladas for inadequada, para o tratamento da hipercolesterolemia primária (administrado isoladamente, com um inibidor da HMG-CoA redutase (estatina) ou em combinação com fenofibrato, dependendo do objetivo clínico), hipercolesterolemia familiar homozigótica (administrado com uma estatina) e sitosterolemia homozigótica (fitoesterolemia). O Ezetrol está autorizado para uso em adultos e crianças com 10 anos de idade e mais. O tratamento com Ezetrol em crianças com menos de 10 anos de idade não é recomendado.
O detentor da Autorização de Introdução no Mercado realizou uma revisão dos dados de segurança internacionais e da literatura científica e identificou 42 casos pós-comercialização de DILI em pacientes que tomavam Ezetrol, incluindo um caso canadense de lesão hepática associada à monoterapia com ezetimiba. Houve evidências suficientes para sugerir uma relação causal entre a monoterapia com ezetimiba e a DILI. Assim sendo, a recomendação atual de considerar a realização de testes de função hepática no início ou durante o tratamento com Ezetrol em combinação com uma estatina ou fenofibrato foi expandida para incluir a monoterapia com Ezetrol.
A revisão também identificou casos raros de SCARs em pacientes que tomam Ezetrol. Houve evidências suficientes para sugerir pelo menos uma possibilidade razoável de uma relação causal com alguns casos de SJS, TEN e DRESS.
Informação para os consumidores
O Ezetrol é usado junto com uma mudança na dieta e no estilo de vida para reduzir o nível de colesterol e outras gorduras (como triglicerídeos] no sangue de crianças (a partir de 10 anos de idade) e adultos. Nessas crianças e adultos, a dieta e outras mudanças no estilo de vida por si só não foram eficazes na redução do colesterol. O uso do Ezetrol em crianças com menos de 10 anos de idade não é recomendado. O Ezetrol pode ser usado sozinho ou em combinação com outros medicamentos para redução do colesterol chamados estatinas ou fenofibrato.
O Ezetrol pode causar efeitos colaterais graves, incluindo lesão hepática induzida pelo medicamento e reações cutâneas graves, como síndrome de Stevens-Johnson, necrólise epidérmica tóxica e reação medicamentosa com sintomas eosinofílicos e sistêmicos. Pacientes que tomam Ezetrol isoladamente ou combinação com uma estatina ou fenofibrato podem precisar fazer exames de sangue antes e durante o tratamento para verificar e monitorar a saúde do fígado.
Pacientes devem entrar em contato com o profissional de saúde imediatamente se apresentarem sintomas de lesão hepática, como dor abdominal severa (especialmente se sentida no lado superior direito, abaixo das costelas), urina escura, coceira generalizada, náusea ou vômito severos, fezes claras ou amarelamento da pele ou dos olhos.
Os pacientes devem deixar de tomar o Ezetrol e procurar ajuda médica imediata se apresentarem sintomas de reações cutâneas graves, incluindo descamação e inchaço grave da pele, formação de bolhas na pele, boca, olhos ou genitais e febre; erupção cutânea com manchas rosas e vermelhas, principalmente nas palmas das mãos ou nas solas dos pés, que podem formar bolhas; acompanhados de sintomas semelhantes aos da gripe, como febre, calafrios ou dores musculares.
Pacientes/pais/cuidadores devem discutir qualquer dúvida ou preocupação sobre essas informações com seu profissional de saúde.
Informação para profissionais de saúde
Os profissionais de saúde são aconselhados a:
Consultar as informações de segurança no CPM do Ezetrol. Considerar os benefícios e riscos para os pacientes antes de iniciar ou continuar o tratamento com Ezetrol.
Considerar a realização de testes de função hepática no início do e subsequentemente ao uso do Ezetrol, conforme requerido quer seja administrado como monoterapia ou em combinação com uma estatina ou fenofibrato.
Instruir os pacientes a entrarem em contato imediatamente com um profissional de saúde caso apresentem sintomas de lesão hepática. A função hepática deve ser avaliada se existir suspeita de lesão hepática.
Instruir os pacientes a pararem de tomar o Ezetrol e a procurar ajuda médica imediata se apresentarem sintomas de SCARs.