Una organización internacional sin ánimo de lucro para fomentar el acceso y el uso adecuado de medicamentos entre la población hispano-parlante

Reações Adversas

Dupilumabe, tralokinumabe: distúrbios na córnea

(Dupilumab, tralokinumab: corneal disorders)
Prescrire International 2023; 32 (253): 273
Traduzido por Salud y Fármacos, publicado em Boletim Fármacos: Farmacovigilância 2024;1(3)

Em 2022, a Agência Britânica de Regulamentação de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA) publicou uma análise de relatos de distúrbios da córnea relacionados ao dupilumabe (Dupixent°). O dupilumabe, um imunossupressor, é um anticorpo monoclonal dirigido contra os receptores de interleucina-4 e -13. Suas indicações autorizadas incluem certas formas de eczema atópico ou de asma [1].

Até 7 de setembro de 2022, foram identificados 479 relatos de transtornos oculares atribuídos ao dupilumabe. 111 desses casos foram considerados graves. A ceratite ulcerativa foi observada em 5 casos, incluindo 2 com perfuração da córnea. 18 relatos diziam respeito a crianças de 6 a 17 anos de idade [1]

Os distúrbios oculares são efeitos adversos bastante conhecidos do dupilumabe [2]. O Sumário Europeu das Características do Produto (“SmPC, The European summary of product characteristics”) para o Dupixent° menciona conjuntivite alérgica, blefarite, prurido ocular, secura nos olhos e ceratite [3].

Até o começo de setembro de 2022, a MHRA não havia recebido nenhum relato de transtornos oculares atribuídos ao tralokinumabe (Adtralza°), um anticorpo imunossupressor direcionado contra a interleucina-13, autorizado desde 2021 para eczema atópico e cujo mecanismo de ação é semelhante ao do dupilumabe (2-4). O SmPC europeu para Adtralza° menciona conjuntivite alérgica e ceratite, com uma frequência semelhante à observada no dupilumabe [3].

NA PRÁTICA Os transtornos oculares que ocorrem em pacientes expostos ao dupilumabe merecem atenção especial, pois foram relatados casos graves de perfuração da córnea. Os efeitos adversos do tralokinumabe são menos conhecidos devido à menor experiência de uso. No entanto, considerando seus mecanismos de ação semelhantes, é melhor presumir que ambos os medicamentos apresentam os mesmos riscos. É importante informar os pacientes sobre esses riscos e incentivá-los a consultar o médico sem delongas caso ocorra dor ou desconforto ocular.

Referências

  1. MHRA “Dupilumab (Dupixent): risk of ocular adverse reactions and need for prompt management” Drug Safety Update 2022; 16 (4): 2-8.
  2. Prescrire Rédaction “Dupilumab et tralokinumab” Interactions Médicamenteuses Prescrire 2023.
  3. European Commission “SmPC-Dupixent” 19 December 2022 + “SmPC-Adtralza” 19 October 2022.
  4. Prescrire Editorial Staff “Tralokinumab (Adtralza°) in atopic dermatitis in adults” Prescrire Int 2022; 31 (239): 183-184.
creado el 19 de Agosto de 2024