Resumo:
Antecedentes e importância: As retratações na literatura científica podem ter um impacto significativo sobre os profissionais de saúde, podendo confundir os farmacêuticos hospitalares e afetar a segurança do paciente.
Fins e objetivos: Este estudo teve como objetivo fornecer uma análise focada das retratações de artigos em pesquisas farmacológicas.
Material e Métodos: Foi realizado um estudo observacional transversal usando dados do recém-lançado (09/10/2023) 'Retraction Watch Database'*(Banco de Dados Retraction Watch), que reúne dados de artigos científicos retratados desde o início dos anos 70. Incluímos dados de artigos retratados categorizados como "Medicina-Farmacologia" envolvendo pesquisadores europeus. Excluímos dados de reposições de artigos.
Nós estudamos variáveis como: tipo de estudo, data de publicação do artigo, data de retratação do artigo e motivos por retratação.
O tempo até a retratação foi calculado como a data da retratação do artigo– data da publicação do artigo. Como a maioria dos artigos tinham vários motivos para retratação, eles foram apresentados em um diagrama de variações de combinações de pares.
Resultados: Um total de 516 artigos foram retratados no período do estudo. Os artigos retratados eram estudos originais 61,2% (316), revisões 27,1% (140), revisões e meta-análises 3,9% (20) e outros 7,8% (40).