Una organización internacional sin ánimo de lucro para fomentar el acceso y el uso adecuado de medicamentos entre la población hispano-parlante

Publicidade e Promoção

A FDA repreende a Exeltis por promoção inadequada do Slynd nas mídias sociais

Salud y Fármacos
Boletim Fármacos: Ética 2024; 2 (1)

Tags: drospirenona, contraceptivos, promoção inadequada de contraceptivos, OPDP, progestina

O Escritório de Promoção de Medicamentos de Prescrição (OPDP) da FDA enviou uma carta sem título à Exeltis por fazer afirmações “falsas e enganosas” em uma publicação na mídia social sobre seu medicamento contraceptivo sem estrogênio e apenas com progestina [1].

A publicação sobre o Slynd (drospirenona) exagerou a eficácia do medicamento, alega a OPDP, ao anunciar que as pacientes poderiam ter “menstruações programadas”. A OPDP contestou essa alegação em sua carta, apontando que os estudos clínicos do Exeltis mostraram que a maioria das pacientes não teve menstruações programadas durante o tratamento [1]. Além disso, a Exeltis não havia submetido seu anúncio à FDA antes de divulgá-lo ao público, conforme exigido pela regulamentação.

De acordo com a Enpoints [1], a Exeltis tem 15 dias para responder à FDA e deve incluir uma lista de todas as atividades promocionais que não foram enviadas à FDA e que se referem a períodos menstruais, de acordo com um cronograma.

O Slynd foi aprovado nos EUA em junho de 2019 e comercializado no outono de 2019. A Exeltis é uma divisão da Insud Pharma da Espanha.

Fonte Original

  1. Snyder Bulik, B. Slynd birth control drugmaker Exeltis hit with FDA letter over misleading social media promotion. Endpoints, 21 de agosto de 2023 https://endpts.com/birth-control-drugmaker-hit-with-fda-letter-over-misleading-social-media-promotion/
creado el 13 de Noviembre de 2024