Um artigo publicado no PMLive explica por que é importante compartilhar os resultados de ensaios clínicos com os participantes [1]. Segundo o artigo, 98% das pessoas que participam de ensaios clínicos dizem que gostariam de saber o resultado da pesquisa, mas a maioria nunca chega a saber o resultado. É raro que os pesquisadores e/ou patrocinadores tenham um planejamento para se comunicar com os participantes após terminada a pesquisa, e também é difícil usar uma linguagem que seja apropriada para todo tipo de público.
Compartilhar os resultados com os participantes é importante por várias razões.
O que os participantes querem saber?
Como e quando informar aos participantes?
A forma como os resultados serão comunicados dependerá muito do contexto, e também é importante identificar os participantes que não queiram receber atualizações sobre os resultados dos estudos dos quais participaram.
É importante que os resumos dos resultados dos ensaios sejam escritos no idioma local e usando uma linguagem que os leitores possam entender e compreender facilmente, por isso, evite detalhes e o uso de termos técnicos ou científicos.
O melhor momento para compartilhar os resultados depende do estudo. Quando os estudos consistem em várias fases ou em muitos resultados diferentes, pode ser mais útil compartilhar atualizações ao longo do projeto ou ao final de cada fase. Esse tipo de atualização provisória é importante em ensaios clínicos que envolvem terapias gênicas, em que o intervalo entre o final da participação do participante e o final do estudo é longo. Em tais casos, é importante fornecer aos participantes algumas informações quando eles terminarem sua participação, bem como compartilhar os resultados finais. O envio regular de boletins informativos ou de pequenas atualizações pode ajudar a manter os participantes comprometidos e conectados à pesquisa.
Para outros estudos mais curtos e menos complexos os resultados podem ser divulgados ao final do estudo.
Dependendo do tipo de estudo os resultados podem ser compartilhados atráves de:
Fonte Original