Una organización internacional sin ánimo de lucro para fomentar el acceso y el uso adecuado de medicamentos entre la población hispano-parlante

Publicidade e Promoção

França. Interações entre profissionais de saúde e representantes do setor: uma revisão sistemática da literatura

(Interactions des professionnels de santé avec les représentants de l’industrie: une revue systématique de la littérature)
Haute Autorité de Santé, 6 de fevereiro de 2023
https://www.has-sante.fr/jcms/p_3395221/fr/interactions-des-professionnels-de-sante-avec-les-representants-de-l-industrie (acesso gratuito em francês)
Traduzido por Salud y Fármacos

Palavras-chave: marketing farmacêutico, representantes de vendas médicas, publicidade de medicamentos prescritos, influência na prescrição, regulamentação da interação dos profissionais de saúde com o setor, publicidade de medicamentos prescritos, corrupção de medicamentos prescritos

Contexto
A autoridade de saúde francesa (HAS) queria fornecer às partes interessadas (profissionais de saúde, aqueles que desempenham um papel no treinamento do pessoal de saúde, órgãos públicos) uma análise dos dados disponíveis no mundo e na França sobre quatro temas:

Qual é a exposição dos profissionais e estudantes da área de saúde à promoção de produtos de saúde por meio da prospecção (em todas as suas formas, incluindo visitas de representantes médicos)?

Qual é a qualidade das atividades organizadas pelos fabricantes de dispositivos médicos e como ela é percebida pelos profissionais?

Que influência essas práticas têm sobre as atitudes e a seleção do tratamento?

Quais são os efeitos das intervenções para gerenciar ou monitorar essa forma de publicidade?

Objetivo. Esta revisão fornece elementos para reflexão sobre essa questão para pesquisadores, autoridades públicas, profissionais de saúde, responsáveis pelo treinamento de profissionais de saúde, o setor de saúde e os usuários, e sugere mudanças para melhorar a situação.

Método. O HAS realizou uma revisão sistemática da literatura biomédica publicada entre 01/01/2004 e 31/12/2018. No total, 214 publicações (das 2.380 identificadas) foram selecionadas para análise a fim de responder às quatro perguntas formuladas.

Principais conclusões

  • A exposição dos profissionais de saúde ao marketing direto (informações sobre produtos fornecidas por representantes do setor ou em conferências patrocinadas pelo setor, combinadas com os benefícios que oferecem) é um problema internacional, e a França não é exceção.
  • A influência dessa forma de publicidade sobre as atitudes e o comportamento de profissionais e estudantes está bem estabelecida.
  • No entanto, por mais de vinte anos, profissionais e estudantes subestimaram essa influência, embora a reconheçam entre seus colegas.
  • As medidas mais eficazes para combater os efeitos negativos da promoção são as leis que restringem os benefícios e as políticas hospitalares e universitárias para gerenciar as relações com o setor (organização de contatos, limitação de benefícios etc.), desde que sejam rigorosas, abrangentes e acompanhadas de monitoramento e sanções.
  • Os cursos de treinamento sobre esse tópico, por mais curtos que sejam, são eficazes para mudar as atitudes dos alunos, despertar seu pensamento crítico sobre a defesa de direitos e conscientizá-los de sua influência.
  • As regulamentações francesas não parecem ser mais eficazes do que os sistemas de outros países.
creado el 6 de Julio de 2023