Una organización internacional sin ánimo de lucro para fomentar el acceso y el uso adecuado de medicamentos entre la población hispano-parlante

Precauções

Início abrupto do tratamento com alopurinol: reações cutâneas graves

(Starting allopurinol treatment too abruptly: severe cutaneous reactions)
Rev Prescrire 2023; 32 (251): 216
Traduzido por Salud y Fármacos, publicado em Boletim Fármacos: Farmacovigilância 2024;1(2)

Tags: Alopurinol, Reações cutâneas graves, Necrólise epidérmica tóxica, Síndrome de Stevens-Johnson, Doença renal crônica

Em 2022, um estudo examinou o risco de reações cutâneas graves, como necrólise epidérmica tóxica e síndrome de Stevens-Johnson, em pacientes que tinham recentemente começado o tratamento com alopurinol. Foi baseado em dados hospitalares e de prescrição da província canadense de Ontário, no período de 2008 a 2019 [1]. Foram incluídos cerca de 47.000 pacientes que receberam uma primeira prescrição de alopurinol, todos com mais de 65 anos de idade e que sofriam de doença renal crônica (taxa de filtração glomerular estimada abaixo de 60 ml/min por 1,73 m2), mas que não estavam recebendo diálise e não haviam sido submetidos a nenhum transplante.

Durante os primeiros 180 dias sob uma prescrição de alopurinol, o risco de uma visita ao hospital por uma reação cutânea grave foi maior nos pacientes que iniciaram o tratamento com alopurinol com uma dose diária superior a 100 mg (4 por 1.000 pacientes) do que naqueles que começaram com uma dose diária de 100 mg ou menos (1,8 por 1.000 pacientes), ou seja, uma proporção de risco ponderada de 2,3 com um intervalo de confiança de 95% de 1,5 a 3,4. Houve também um aumento estatisticamente significativo no risco de hospitalização por qualquer causa [2].

Os autores não apresentaram especificamente resultados para pacientes que iniciaram o tratamento com alopurinol em uma dose diária de 50 mg ou menos [2].

NA PRÁTICA O alopurinol é a primeira escolha quando se toma a decisão de utilizar um medicamento para baixar o ácido úrico (2). Devido ao risco de reações graves de hipersensibilidade, é aconselhável iniciar o alopurinol em uma dose baixa e aumentar gradualmente, especialmente em pacientes com insuficiência renal (2). E sempre monitorar a taxa de filtração glomerular e as interações medicamentosas que possam comprometer a função renal.

Referências

  1. Bathini L et al. “Initiation dose of allopurinol and the risk of severe cutaneous reactions in older adults with CKD: a population-based cohort study” Am J Kidney Dis 2022; 80 (6): 730-739.
  2. Prescrire Rédaction “Hypo-uricémiant en prévention des récidives de crises de goutte. Quand les crises sont trop fréquentes, faute de mieux, allopurinol malgré ses risques d’hyper sensibilité grave” Rev Prescrire 2022; 42 (464): 438-443.
creado el 6 de Agosto de 2024