Una organización internacional sin ánimo de lucro para fomentar el acceso y el uso adecuado de medicamentos entre la población hispano-parlante

Conduta da Indústria

EUA. Lucros por Cima de Pacientes. Os Gastos com Enriquecimento Próprio Excedem os Custos de Pesquisa e Desenvolvimento para Muitos Fabricantes de Medicamentos IRA

(Profits Over Patients. Spending on Self-Enrichment Exceeds Research and Development Costs for Many Manufacturers of IRA Drugs)
Jishian Ravinthiran
Public Citizen, 18 de janeiro de 2024
https://www.citizen.org/article/profits-over-patients/ (de libre acceso en inglés)
Traduzido por Salud y Fármacos, publicado em Boletín Fármacos: Economía, Acceso y Precios 2024; 27 (1)

Tags: dividendos da indústria farmacêutica para acionistas, rendimento da indústria farmacêutica, enriquecimento imoral das farmacêuticas, auto compra de ações, aumento do valor da bolsa de valores, prioridades da indústria farmacêutica

Resumo Executivo:
O governo federal, em conjunto com governos estaduais, está tomando medidas significativas para proporcionar o tão necessário alívio nos preços de medicamentos para milhões de estadunidenses. As medidas incluem uma cláusula histórica na Inflation Reduction Act (Lei de Redução da Inflação), que permite que o Medicare negocie preços de alguns medicamentos, o que seria uma orientação executiva para licenciar a concorrência de medicamentos genéricos financiados pelo contribuinte além de Prescription Drug Affordability Boards (Conselhos Estaduais de Acessibilidade de Medicamentos de Prescrição) com o poder de limitar gastos com medicamentos.

No entanto, à medida que governos enfrentam o desafio de lidar com o problema causado por décadas de preços de medicamento excessivos, a indústria farmacêutica se opõe fortemente para poder proteger sua lucratividade a partir de medidas populares. A principal alegação é de que a regulamentação dos preços de medicamentos reduzirá lucros na indústria e, consequentemente, a capacidade de investir na pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos. porém essa alegação é desmentida pelos próprios gastos dessas empresas em enriquecimento próprio, incluindo recompra de ações, dividendos para acionistas e remuneração de executivos, que excedem em muitos seus investimentos em inovação.

  • Os fabricantes dos primeiros 10 medicamentos selecionados para negociação de preços do Medicare, em conjunto, gastaram US$ 10 bilhões a mais em enriquecimento próprio do que em pesquisa e desenvolvimento em 2022.
  • Para os fabricantes dos 10 medicamentos com os maiores gastos dos pagadores de Maryland, incluindo o Medicare, o Medicaid entre outros planos de seguro comercial, as empresas gastaram US$ 9 bilhões a mais em recompra de ações, dividendos e remuneração de executivos do que em despesas de pesquisa e desenvolvimento em 2022.
  • A remuneração para executivos dos fabricantes dos medicamentos selecionados para a negociação de preços do Medicare ultrapassou meio bilhão de dólares somente no ano de 2022. O mesmo vale para a remuneração de executivos dos fabricantes dos 10 medicamentos mais caros em Maryland. A maior parte dessa remuneração está vinculada a preços de ações, o que incentivam medidas de curto prazo para inflar os preços das ações, para serem recompradas, em vez de investimentos de longo prazo em pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos.
creado el 10 de Agosto de 2024