Una organización internacional sin ánimo de lucro para fomentar el acceso y el uso adecuado de medicamentos entre la población hispano-parlante

Conduta da Indústria

Eli Lilly entra em acordo com o processo de denúncia de problemas de fabricação

(Eli Lilly settles whistleblower lawsuit over manufacturing problems)
Dan Levine, Marisa Taylor
MDLinx, 29 de setembro de 2023
https://www.mdlinx.com/news/eli-lilly-settles-whistleblower-lawsuit-over-manufacturing-problems/3fn9frILAmgb1UglOyRano
Traduzido por Salud y Fármacos, publicado em Boletim Fármacos: Ética 2024; 2 (2)

Tags: Trulicity, problemas na fabricação de medicamentos, falsificação de dados de manufatura

A Eli Lilly and Co junto de uma ex-funcionária chegaram a um acordo numa ação judicial na qual a funcionária alegou ter sido demitida depois de chamar atenção a práticas de fabricação inadequadas e à falsificação de dados envolvendo um de seus medicamentos de sucesso para diabetes, de acordo com os registros do tribunal.

A ex-diretora de recursos humanos, Amrit Mula, alegou no processo que pediu repetidamente aos líderes de uma fábrica em Nova Jersey que solucionassem problemas envolvendo vários medicamentos biológicos, incluindo o medicamento para diabetes tipo 2, Trulicity.

A Lilly acusou Mula de ser uma não-cientista cujas alegações estão “simplesmente erradas”, de acordo com os registros do tribunal.

Ambas as partes chegaram a um acordo provisório este ano e estavam trabalhando para finalizar o acordo, de acordo com um processo judicial em agosto.

Um juiz estabeleceu um prazo de até quarta-feira para informar ao tribunal caso eles retomariam o litígio e disse que, se não o fizessem, o caso seria encerrado. Nenhuma das partes apresentou documentos adicionais ao tribunal.

Um representante da Lilly disse que a resolução “não admite de forma alguma qualquer irregularidade” e não confirmou detalhes do acordo. Um advogado de Mula não respondeu a uma consulta.

A fábrica em Nova Jersey está sob escrutínio da U.S. Food and Drug Administration (Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA) desde 2019, quando inspetores descobriram que dados de controle de qualidade foram excluídos e não devidamente auditados, informou a Reuters. A fábrica também produziu vários medicamentos contra o câncer e uma terapia para a COVID-19.

Tempo depois, inspetores retornaram e encontraram mais problemas, incluindo lotes de medicamento que haviam sido descartados devido a erros de fabricação e problemas de controle de qualidade que não estavam sendo devidamente investigados pela empresa para evitar recorrência.

A Lilly disse que estava trabalhando em colaboração com a FDA para tratar das preocupações da agência.

Separadamente, em 2021, o Departamento de Justiça dos EUA (DOJ) iniciou uma investigação criminal após uma reportagem da Reuters que detalhou algumas das alegações de Mula.

Nenhuma acusação foi feita. Um representante do DOJ não respondeu a um pedido de comentário sobre o status da investigação.

creado el 13 de Noviembre de 2024