As pessoas com experiência vivida fornecem insights valiosos sobre o impacto das orientações e conselhos do NICE.
Os comitês independentes de avaliação de tecnologia e comitê de tecnologias altamente especializadas da NICE elaboram orientações sobre o uso de novos medicamentos no NHS. O trabalho deles é bastante enriquecido pelas vozes das pessoas que usam os serviços, dos cuidadores e do público, e ajuda a garantir que nosso trabalho esteja fundamentado na vida real.
Esses comitês independentes fazem recomendações com base em uma análise cuidadosa de todas as evidências que apoiam a eficácia clínica e eficácia de custo do medicamento, para determinar se o medicamento oferece uma boa relação custo-benefício para o NHS.
A natureza do papel do NICE no sistema de saúde significa que frequentemente sofremos pressões de todo o ecossistema de saúde e de uma série de stakeholders. Como resultado, ao longo de mais de duas décadas, o NICE desenvolveu processos robustos para garantir que possamos oferecer avaliações rigorosas e independentes de evidências complexas para novas tecnologias de saúde. Isso inclui nossa política para declarar e gerenciar os interesses de todos aqueles que participam dos comitês de assessoria da NICE. A política requer que todos os interesses financeiros e não financeiros relevantes que uma pessoa – e a organização que a indicou – tenha sejam declarados, de modo que possam ser revisados pelo NICE. Um interesse direto é aquele em que tiver, ou pode ser percebido como ter, uma oportunidade de uma pessoa envolvida com o trabalho do NICE se beneficiar.
Os grupos de pacientes terão que declarar os pagamentos que receberam dos fabricantes. Reconhecemos que esses pagamentos são feitos, e nossos comitês estão cientes de que tanto os grupos de pacientes quanto as caridades que os representam dão suas opiniões a partir de suas próprias perspectivas e interesses. Ter um interesse declarado não significa necessariamente que a pessoa ou a organização esteja em conflito.
Nosso foco está em entender os interesses que esses pacientes especialistas podem ter, o que é um contexto importante para os depoimentos que eles podem prestar nas reuniões do comitê.
Embora os pacientes especialistas desempenhem um papel fundamental no processo de avaliação, eles não são tomadores de decisões. Portanto, os membros do nosso comitê de avaliação decidirão se um medicamento oferece uma boa relação custo-benefício para o NHS e se deve ser recomendado pelo NICE, com base nas evidências disponíveis. Portanto, nossa política descreve a abordagem robusta baseada em risco para gerenciar os possíveis conflitos de interesses dos membros do comitê e geralmente os exclui da reunião se tiverem um interesse financeiro direto.
O NICE também permite que o fabricante do medicamento participe da reunião do comitê, corrija imprecisões de fatos e responda a perguntas que os membros do comitê possam ter sobre as evidências que sustentam o medicamento.
A implementação de requisitos mais rígidos para os pacientes especialistas do que para as empresas farmacêuticas – que supostamente têm um interesse financeiro direto – para participar das reuniões do comitê seria desproporcional ao papel que os especialistas em pacientes desempenham em reuniões de comitê.
Nós também consideramos se deveríamos estender o prazo para a declaração de interesses que não são mais relevantes para mais do que o requisito atual de 12 meses. Entretanto, se um interesse financeiro deixou de ser relevante para a avaliação e deixou de ser um interesse relevante há mais de 12 meses, é improvável que, se declarado, resulte em uma decisão de excluir a pessoa de poder participar da reunião. Em resumo, isso aumentaria a carga administrativa para os especialistas sem fazer uma mudança significativa na avaliação de se os interesses impedem ou não a participação na reunião do comitê.
As decisões sobre o gerenciamento de interesses devem equilibrar a necessidade dos comitês de assessoria de terem acesso ao conhecimento adequado sobre as áreas sob consideração, minimizando os riscos de sua capacidade percebida de objetivamente considerar alguma evidência.
A realidade é que muitas organizações de pacientes têm vínculos financeiros com a indústria de ciências da vida, e iniciativas como a Disclosure UK tem aumentado a transparência dos pagamentos financeiros feitos a organizações de pacientes nos últimos anos, o que é um desenvolvimento bem-vindo que apoia a capacidade dos membros do nosso comitê de estarem cientes dos conflitos que os especialistas podem ter e permite uma abordagem robusta e baseada em riscos para gerenciar possíveis conflitos de todos aqueles que participam das reuniões do comitê.
O NICE valoriza a contribuição dos grupos de pacientes para o trabalho e continuará a garantir que suas vozes sejam ouvidas.