Una organización internacional sin ánimo de lucro para fomentar el acceso y el uso adecuado de medicamentos entre la población hispano-parlante

Gestão dos Ensaios Clínicos, Metodologia, Custos e Conflitos de interesse

ACELYRIN, INC. Apresenta Atualização sobre o Programa de Desenvolvimento Clínico Izokibep

(Provides Update on Izokibep Clinical Development Program)
Acelyrin, Inc 27 de novembro de 2023
https://www.globenewswire.com/news-release/2023/11/27/2786538/0/en/ACELYRIN-INC-Provides-Update-on-Izokibep-Clinical-Development-Program.html
Traduzido por Salud y Fármacos, publicado em Boletim Fármacos: Ensaios Clínicos 2024; 2(2)

Tags: CRO, artrite psoriática, izokibep, hidradenite supurativa, fraude em pesquisa

A ACELYRIN, INC. (Nasdaq: SLRN), uma empresa biofarmacêutica clínica em fase avançada, focada na aceleração do desenvolvimento e fornecimento de medicamentos transformadores em imunologia, apresentou hoje uma atualização sobre seu programa de desenvolvimento clínico do izokibep, incluindo seu ensaio global de Fase 2b/3 em andamento para o izokibep em artrite psoriática (“ensaio PsA”).

Antecedentes:
Em setembro de 2023, a ACELYRIN divulgou os resultados principais da Parte B de seu ensaio de Fase 2b/3 que avalia o izokibep no tratamento da Hidradenite Supurativa moderada a grave (“ensaio HS”). Devido a certos fatores de confusão observados no ensaio, incluindo descontinuações de respondentes sem eventos adversos e um aumento acentuado nas taxas de placebo que surgiram na metade final do estudo, a empresa implementou medidas de controle de qualidade acima e além do protocolo padrão para a extensão aberta em andamento do ensaio de HS, o ensaio de Fase 3 em andamento em HS e o ensaio de PsA em andamento. Esses ensaios estão sendo conduzidos pela mesma Organização de Pesquisa Contratada (Contract Research Organization, CRO). A CRO não realiza nenhum ensaio representando a ACELYRIN além do programa clínico izokibep.

Ensaio PsA:
O ensaio PsA em andamento foi desenhado com quatro braços: 160 mg em doses semanais (QW), 160 mg em doses a cada duas semanas (Q2W), 80 mg em doses a cada quatro semanas (Q4W) e de placebo. A equipe da ACELYRIN recentemente identificou erros na execução do ensaio clínico envolvendo sua CRO e um dos vendedores envolvidos pela CRO. A ACELYRIN confirmou que o protocolo, que descrevia a sequência de dosagem, estava correto. No entanto, o protocolo da ACELYRIN foi programado incorretamente pelo vendedor, resultando em um erro de sequenciamento que não foi identificado pelos processos de teste dos fornecedores. Como resultado, alguns pacientes nos braços de 160 mg Q2W e 80 mg Q4W receberam placebo e tratamento ativo em ordem aleatória, em vez de receberem em um padrão alternado, como pretendido. É importante destacar que não há risco para a segurança do paciente resultante dos erros de sequenciamento e nenhum paciente recebeu mais tratamento ativo do que já estava incluído no protocolo para o braço de dosagem mais frequente que foi de 160 mg QW. O erro de programação foi abordado e a sequência de dosagem foi corrigida.

Está em andamento o trabalho feito para determinar as implicações dos erros de sequenciamento nos braços de 160 mg Q2W e 80 mg Q4W. Com base na revisão da ACELYRIN até o momento e no fato de que os braços placebo e QW de 160 mg foram desenhados para uma dosagem semanal consistente, a empresa não tem motivos para acreditar que os braços QW de 160 mg e placebo estejam impactados.

Próximos passos
A revisão ampla da ACELYRIN dos ensaios em andamento do izokibep, incluindo a execução operacional pela CRO, está continuando. A ACELYRIN contratará um terceiro para realizar uma auditoria independente dos ensaios que estão sendo realizados pela CRO para a ACELYRIN, incluindo o ensaio HS e o ensaio PsA. A ACELYRIN não usará essa CRO para quaisquer novos ensaios que venha a realizar. Com base no resultado de sua avaliação contínua e da auditoria planejada, a empresa determinará o melhor caminho a seguir para o desenvolvimento do izokibep para os pacientes.

Isso irá incluir determinar se será feita a transição de seus ensaios em andamento para uma nova CRO ou se os ensaios com a CRO atual serão concluídos.

Na pendência da conclusão da avaliação do auditor terceirizado, a ACELYRIN planeja relatar os dados principais de seu ensaio de PsA no primeiro trimestre de 2024.

A empresa apresentou anteriormente dados diferenciados de 16 e 46 semanas até 80 mg a cada duas semanas de um ensaio de Fase 2 do izokibep na PsA que não foi conduzido pela CRO. Esses resultados demonstraram respostas ordenadas por dose já em um mês de tratamento e aumentando ao longo do tempo. Os resultados de eficácia a longo prazo do mesmo ensaio, apresentados recentemente na reunião anual do American College of Rheumatology (Colégio Americano de Reumatologia), mostraram que, com uma duração mais longa do tratamento, os pacientes experimentaram uma resolução duradoura e mais profunda da doença em todas as manifestações clínicas da PsA, levando a melhorias adicionais na qualidade de vida, conforme medido pelo questionário Psoriatic Arthritis Impact of Disease (Impacto da Doença da Artrite Psoriásica). A modelagem dos dados da Fase 2 da PsA previu o potencial de aumento da eficácia com doses mais altas em relação à dose de 80 mg Q2W. O ensaio em andamento da PsA inclui doses altas desenhadas para avaliar o potencial de maximizar ainda mais as respostas para os pacientes.

“Estamos desapontados com esses desdobramentos, especialmente para os pacientes que precisam de melhores opções de tratamento para artrite psoriática e hidradenite supurativa”, disse Shao-Lee Lin, MD, PhD, fundador e CEO da ACELYRIN. “Porém, somos uma empresa fundada na verdade e na transparência, e somos gratos que, por meio da tenacidade de nossa equipe interna, fomos capazes de identificar esses erros. Estamos comprometidos em oferecer o melhor resultado possível para pacientes, para médicos e para os acionistas, enquanto também continuamos a buscar o desenvolvimento do izokibep como um tratamento potencialmente diferenciado para múltiplas condições imunológicas”.

A empresa informou um caixa de US$ 788,4 milhões em 30 de setembro de 2023, o que representa um prazo de vários anos de financiamento de operações por meio de marcos importantes que geram valor em seu portfólio de programas clínicos.

Como resultado desses desdobramentos, a empresa não participará da Piper Sandler’s 35th Annual Healthcare Conference na terça-feira, 28 de novembro, ou da 6th Annual Evercore ISI HealthCONx Conference na quinta-feira, 30 de novembro de 2023, conforme previamente anunciado.

A empresa registrou separadamente um Formulário 8-K relacionado hoje.

creado el 13 de Mayo de 2024