Una organización internacional sin ánimo de lucro para fomentar el acceso y el uso adecuado de medicamentos entre la población hispano-parlante

Novidades sobre o Covid

Lucros primeiro, a saúde em segundo: a indústria farmacêutica e o Sul Global; Comentário sobre “Mais dor, mais proveito! O fornecimento de vacinas contra a COVID-19 e o papel da indústria farmacêutica no aumento da desigualdade de acesso”

(Profits First, Health Second: The Pharmaceutical Industry and the Global South; Comment on “More Pain, More Gain! The Delivery of COVID-19 Vaccines and the Pharmaceutical Industry’s Role in Widening the Access Gap”)
Lexchin, J
International Journal of Health Policy and Management, 2024. doi: 10.34172/ijhpm.2024.8471
https://www.ijhpm.com/article_4595_5c8859ff91c2cbaedb1faf525888178a.pdf (de livre acesso em inglês)
Traduzido por Salud y Fármacos, publicado em Boletím Fármacos: Ética 2024; 2(4)

Resumo
A indústria farmacêutica tem uma longa história de priorizar a pesquisa e a venda de medicamentos que gerarão a maior quantidade de lucro, colocando a saúde das pessoas em segundo lugar. Essa disparidade é especialmente predominante nos países do Sul Global. Este artigo primeiro explora a dicotomia na pesquisa entre o Norte Global e o Sul Global e logo analisa exemplos de como o acesso aos principais medicamentos usados em doenças como HIV, na oncologia e na hepatite C é limitado no Sul Global. O papel das empresas farmacêuticas durante a pandemia da COVID-19 motivou negociações para um acordo pandêmico que garantiria mais equidade tanto na pesquisa quanto no acesso quando a próxima pandemia chegasse. Porém, os esforços de uma combinação da indústria farmacêutica e de alguns países de alta renda (HICs) estão criando sérios obstáculos para a conquista desta meta de um acordo que colocaria a saúde acima do lucro.

creado el 15 de Enero de 2025