Una organización internacional sin ánimo de lucro para fomentar el acceso y el uso adecuado de medicamentos entre la población hispano-parlante

Integridade da Ciência

Dezessete periódicos perdem fatores de impacto por uma suspeitada manipulação de citações

(Seventeen journals lose impact factors for suspected citation manipulation)
Retraction Watch, 8 de julio de 2024
https://retractionwatch.com/2024/06/27/seventeen-journals-lose-impact-factors-for-suspected-citation-manipulation/
Traduzido por Salud y Fármacos, publicado em Boletím Fármacos: Ética 2024; 2(4)

Tags: qualidade dos periódicos médicos, indicadores de qualidade de periódicos médicos, manipulação de indicadores, produtividade acadêmica, manipulação de indicadores acadêmicos, Clarivate

A Clarivate, a empresa que calcula os Fatores de Impacto dos periódicos com base em citações de artigos, não publicou as métricas de 17 periódicos este ano devido à suspeita de manipulação de citações. Esse é um aumento substancial em relação ao ano passado, quando somente quatro não foram publicadas.

O aumento é, em parte, o resultado de marés altas elevando (ou talvez afundando) todos os barcos: Em seus Relatórios de Citação de Periódicos de 2024, a Clarivate incluiu adicionalmente 7.200 periódicos do Índice de Citação de Fontes Emergentes (Emerging Sources Citation Index, ESCI) e do Índice de Citação de Artes e Humanidades (Arts and Humanities Citation Index, AHCI), disse um representante da empresa, resultando em um número maior de supressões de fator de impacto do que nos últimos anos. A Clarivate cortou quase o dobro de periódicos em 2020, quando penalizou 33 por autocitação. A empresa cortou 10 em 2021 e três no ano seguinte.

Em um e-mail para a Retraction Watch, um representante disse que os periódicos são cortados do relatório devido a “comportamento anômalo de citação, inclusive quando existem evidências de autocitação excessiva e/ou empilhamento de citações (que envolve dois ou mais periódicos). Nós não presumimos um motivo ou acusamos esses periódicos de má conduta”.

Embora a métrica cause controvérsia, muitas instituições usam os fatores de impacto como um indicador da qualidade dos periódicos, para avaliar o trabalho dos pesquisadores. Isso significa que a supressão de periódicos pode ter efeitos negativos para os autores, assim como para os periódicos, que podem sofrer uma redução nas contribuições.

Robert Mendelsohn, editor da Climate Change Economics (Economia da mudança climática), disse que seu periódico foi suprimido devido a “demasiadas citações” da Environmental Science & Pollution Research (Ciência ambiental e pesquisa sobre poluição) da Springer, que também não recebeu um fator de impacto:

A Clarivate disse que isso era incomum para uma revista de economia e, porisso, suspeito. Tentamos explicar que o foco da nossa revista era a mudança climática e que era importante vincular os estudos econômicos à ciência natural. Isto explicava por que tantos autores tinham citações científicas. Aparentemente, a Clarivate não deu importância e nos deu um ano para mudarmos de atitude. Manter os estudos sobre mudanças climáticas ancorados nas ciências naturais, porém, é importante. Por isto não estamos mudando nossas políticas de citação.

Um representante da Springer disse que a editora ficou desapontada da Clarivate ter optado por cortar a Environmental Science and Pollution Research do Relatório de Citações de Periódicos e que eles estavam investigando as preocupações da Clarivate.

Rostyslav Vlokh, editor-chefe do Ukranian Journal for Physical Optics (Periódico Ukraniano de Óptica Física), nos disse que o motivo pelo qual seu periódico foi cortado foi o “número anormalmente grande de citações (46%) no nosso periódico em 2023” que vieram do periódico Optik. Ele negou que sua revista tivesse qualquer controle sobre a “política editorial” da Optik.

“O empilhamento de citações é uma questão bastante delicada nesse caso, ou seja, não podemos comprovar ou negar de forma clara – muitos autores estavam envolvidos na citação”, disse Vlokh, chamando a equipe editorial da Clarivate de “um pouco precipitada” em sua tomada de decisão.

O editor-chefe da Activities, Adaptation & Aging (Atividades, Adaptação e Envelhecimento), Lim Weng Marc, disse em um e-mail: “Estamos realmente tristes [sic] com esse desfecho”. Ele atribui o corte de seu fator de impacto à “mudança no foco de nossa revista em 2021, que criou um nicho, e possivelmente devido ao número bem pequeno de artigos que publicamos”.

A revista publicou 17 artigos em 2021, 18 em 2022 e 28 em 2023. Esse número baixo “pode ter aumentado a suposta autocitação dos artigos na mesma edição que nosso editorial apresenta”, disse Marc Catherine Liu, editora da Elsevier, comentou sobre o corte da Política de Recursos:

Conforme demonstrado pela análise da Clarivate, as citações da Política de Recursos para 2 outros pequenos periódicos de fato proporcionaram um impulso substancial nos números de citações para 2 outros pequenos periódicos, com relação ao corpo de citações de saída da Política de Recursos, elas parecem ser uma fração minúscula (0,6%). Porém, embora que a Política de recursos seja prestigiada na comunidade e o escopo do problema seja limitado, a Clarivate ainda insiste em suprimir a Política de recursos do recebimento do Fator de impacto dos periódicos desta vez.

Liu comentou que a Elsevier está investigando esse problema e que poderia ser possível retratar os artigos sinalizados ou, “pelo menos”, revisá-los novamente e corrigi-los, de acordo com a política de retratações recentemente atualizada da Elsevier, que visa abordar a revisão por pares comprometida e a revisão sistemática ou problemas de citação.

A Clarivate está verificando o Cuadernos De Economía após um alto número de citações em outros periódicos, disse um representante do Cuadernos De Economía da Elsevier.

Dois dos periódicos cortados, Granular Computing, um título da Springer, e Information Sciences, da Elsevier , têm Witold Pedrycz como editor-chefe. Pedrycz não respondeu ao nosso pedido de comentário.

A Elsevier leva essas alegações “muito a sério” e está analisando os artigos destacados pela Clarivate, disse um representante da Elsevier. A Clarivate estava preocupada com as citações em 12 artigos publicados na Information Sciences em 2023 e optou por cortar o fator de impacto do periódico por um ano, disse o representante.

Os outros periódicos cortados que não responderam à nossa solicitação de comentários são os seguintes:

“Os periódicos cortados permanecem na Coleção Principal da Web of Science – embora possam estar sujeitos a uma reavaliação e serão removidos da cobertura se forem reprovados -e estarão qualificados para inclusão no Journal Citation Reports outra vez no ano seguinte”, disse um representante da Clarivate.

Atualização, 7/8/24, 1645 UTC: Um representante da Emerald Publishing, a editora da Library Hi Tech, nos disse que as taxas mais altas de autocitação em periódicos de biblioteconomia podem ser “mais altas do que a média devido a um número limitado de periódicos que podem ser citados na área”. Eles nos disseram que a editora estava “trabalhando duro para educar todas as nossas equipes editoriais para que possam estar atentas à manipulação de citações e monitoramos de perto nosso programa de periódicos para detectar quaisquer sinais de citação coerciva”. O representante observou que eles estavam “desapontados” com a decisão da Clarivate de cortar o periódico, mas continuam “confiantes de que não houve manipulação intencional de citações por parte da equipe editorial”.

creado el 15 de Enero de 2025