Pontos-chave
Pergunta: Um método de análise de dados do Open Payments [1] com foco em eventos deve ser considerado uma forma válida de quantificar eventos farmacêuticos e de dispositivos médicos patrocinados pela indústria farmacêutica para profissionais de saúde?
Resultados: Este estudo transversal, utilizando dados do Open Payments, identificou 1,154,806 eventos farmacêuticos e de dispositivos médicos patrocinados pela indústria farmacêutica durante 2022 e descobriu que 7 empresas patrocinaram 16,031 jantares para os 10 principais produtos.
Significado: Essa descoberta sugere que a adoção de uma abordagem com foco em eventos para a análise de dados de Open Payments disponíveis publicamente representa um método válido para quantificar a abrangência e os gastos com eventos patrocinados pela indústria e revela limitações dos atuais padrões em transparência financeira.
Resumo
Importância: O patrocínio de eventos promocionais para profissionais da saúde é uma vertente fundamental em campanhas de marketing para produtos farmacêuticos e dispositivos médicos; porém, parece haver pouca transparência a respeito da abrangência e do tamanho de despesas.
Objetivo: Desenvolver um novo método para identificar a abrangência e quantificar as despesas de empresas farmacêuticas e médicas Estadunidenses em eventos promocionais patrocinados pela indústria para produtos específicos.
Conceito e contexto: Este estudo transversal utilizou registros do banco de dados Open Payments do Centers for Medicare & Medicaid sobre pagamentos feitos a médicos prescritores entre 1º de janeiro a 21 de dezembro de 2022.
Consequências e medidas principais: Uma abordagem focada em eventos foi utilizada para definir eventos patrocinados como conjuntos de registros de pagamento com variáveis correspondentes. Os eventos foram caracterizados por valor (lanche, almoço, jantar ou banquete) e número de participantes (pequeno ou grande). Para testar o método, o número e gasto total para cada tipo de evento em grupos profissionais foram calculados e usados para identificar os 10 principais produtos relacionados a eventos que incluíam jantar. Para avaliar o método, extraímos todos os detalhes de eventos anunciados nos sites de quatro associações de enfermeiros de nível estadual que com frequência davam jantares patrocinados pela indústria durante 2022 e os comparamos com eventos identificados no banco de dados do Open Payments.
Resultados: Um total de 1,154,806 eventos patrocinados por empresas farmacêuticas e de dispositivos médicos foram identificados para o ano de 2022. Desses, 1,151,351 (99,7%) receberam menos de 20 participantes e 922,214 (80,0%) foram considerados um almoço ($10 a $30 por pessoa). Sete empresas patrocinaram 16,031 jantares para os 10 principais produtos. Dos 227 jantares presenciais patrocinados pelas 4 associações de enfermeiros em nível estadual, 168 (74,0%) corresponderam a eventos identificados no banco de dados do Open Payments.
Conclusões e relevância: Essas descobertas indicam que uma análise focada em eventos dos dados do Open Payments representa um método válido para avaliar a abrangência e quantificar as despesas de empresas farmacêuticas e de dispositivos médicos em eventos promocionais patrocinados pela indústria contando com a participação de prescritores. A expansão e a imposição dos requisitos de transparência para todos os pagamentos a todos os profissionais de saúde registrados melhoraria a exatidão das estimativas da verdadeira abrangência de todos os eventos patrocinados e o impacto deles na prática clínica.
Nota de Salud yFármacos: Em 2022, os aplausos foram para o Dupixent, que, quando conquistou o título, era o medicamento imunológico mais vendido da Sanofi e da Regeneron (e o principal rival da AbbVie). Contudo, uma grande injeção de dinheiro da AbbVie no Skyrizi permitiu que ele ocupasse o primeiro lugar em 2023, empurrando o Dupixent para o segundo lugar.
A AbbVie superou a Sanofi e a Regeneron como o maior investidor em promoção de medicamentos da indústria farmacêutica em 2023, com uma grande vitória para seu sucesso de vendas de imunologia de próxima geração, o Skyrizi.