A Agência Espanhola de Segurança Alimentar e Nutrição (AESAN) informa a retirada de vários suplementos alimentares, incluindo Miel d’Afrique, Royal Honey VIP, Jaguar Power e Royal Honey Plus, devido à presença de sildenafil, uma substância ativa que pode causar reações adversas de diversas gravidades.
A Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos de Saúde (AEMPS) ordenou a retirada desses produtos, que são comercializados como suplementos alimentares. Segundo a análise da AEMPS, os produtos mencionados anteriormente contêm sildenafil, o que dá a eles o título de produto medicinal.
A inclusão de sildenafil em quantidade suficiente para restaurar, corrigir ou modificar uma função fisiológica, exercendo uma ação farmacológica, pode causar reações adversas de diversas gravidades. Adicionalmente, Miel d’Afrique, Royal Honey VIP, Jaguar Power e Royal Honey Plus não foram avaliados e nem foram autorizados pela AEMPS, o que torna sua comercialização ilegal.
A AEMPS, como medida de precaução, proibiu a comercialização e determinou a retirada do mercado de todos os exemplares desses produtos. Essas informações foram comunicadas às autoridades competentes das comunidades autônomas por meio do Sistema Coordenado de Intercâmbio Rápido de Informação (SCIRI), com o objetivo de verificar a retirada dos produtos afetados dos canais de comercialização.
Recomenda-se para as pessoas que tenham em casa os produtos afetados por esse alerta que se abstenham do consumo dos mesmos.