Una organización internacional sin ánimo de lucro para fomentar el acceso y el uso adecuado de medicamentos entre la población hispano-parlante

Conflitos de Interesse

Espanha. A Indústria farmacêutica paga ao setor médico um recorde de 667 milhões em treinamentos e auxílios

O número de pagamentos aumenta em 14% e o valor gasto em participação em congressos por profissionais aumenta em 57%.

A indústria farmacêutica bateu seu recorde de pagamentos ao setor médico para conferências, treinamento e bolsas de pesquisa. No ano passado, essas empresas desembolsaram 667 milhões de euros com esses conceitos, o que representa um aumento de 14% em relação ao ano anterior, conforme revelado pela associação de empregadores Farmaindustria na sexta-feira.

O maior item, mais uma vez este ano, foi destinado a pagar as colaborações de profissionais por sua participação em pesquisas sobre novos medicamentos. Especificamente, o setor desembolsou €313 milhões nessas atividades, o que representa um aumento de 9,1%.

No entanto, o maior crescimento está nos pagamentos diretos aos médicos por sua participação em congressos, em gastos que podem cobrir desde viagens até taxas de registro para essas reuniões científicas. Especificamente, esse valor aumentou 57,1%, chegando a 88 milhões de euros. Já em 2021, esse item havia crescido enormemente, em mais 51%, devido ao fim das restrições de viagem por causa da pandemia de Covid-19. “Esse item retornou a níveis semelhantes aos dos anos anteriores à pandemia, um período em que grande parte das atividades não pôde ser realizada ou foi realizada de forma telemática”, afirmou a associação de empregadores no comunicado à imprensa.

Esta é a oitava ocasião em que a associação de empregadores torna públicos os pagamentos ao setor médico. As empresas farmacêuticas sediadas na Espanha que aderiram ao Código de Boas Práticas da Farmaindustria publicaram suas colaborações com organizações e profissionais de saúde individualmente nos últimos dias. E a associação de empregadores é responsável pela comunicação dos dados agregados. “Essa atividade é um dos pilares essenciais do compromisso desse setor com a pesquisa biomédica e com a qualidade da prestação de serviços de saúde em nosso país e é a melhor prova de seu compromisso com a transparência”, de acordo com a associação empresarial.

Dos valores restantes, 130 milhões de euros foram destinados a pagamentos a organizações de saúde responsáveis por reuniões e congressos científico-profissionais, um aumento de 13%. Além disso, 92 milhões de euros (2,2% a mais) foram destinados a pagamentos para a prestação de serviços por profissionais, e as empresas pagaram outros 44 milhões de euros em doações sem contrapartida, que só podem ser destinadas a organizações de saúde (15,8% a mais).

A cifra de 667 milhões de euros “demonstra o compromisso do setor com a pesquisa na Espanha, uma referência internacional em ensaios clínicos, e com o treinamento de profissionais da saúde”, diz José Zamarriego, diretor da unidade de supervisão ética da Farmaindustria. “Nossos profissionais não podem oferecer o melhor atendimento e serviço se não estiverem na vanguarda do conhecimento científico”, acrescenta.

“A interação entre a indústria farmacêutica e os profissionais e organizações de saúde é indispensável. Ela garante a atualização e o aprimoramento do conhecimento dos profissionais e assegura que o progresso da pesquisa biomédica não seja interrompido”, acrescenta o diretor da Farmaindustria.

creado el 26 de Octubre de 2023