A Organização Mundial da Saúde (OMS) está lançando um novo site de referência https://ecddrepository.org/, que contém todos os seus relatórios técnicos e recursos sobre substâncias que podem causar dependência, que agora estão hospedados em uma única página na Internet.
O Comitê de Especialistas em Dependência de Drogas da OMS desenvolveu esse compilado de dados para profissionais de saúde, especialistas em políticas de drogas e tomadores de decisão em resposta às informações limitadas disponíveis sobre o risco à saúde pública de muitas das substâncias que ele analisa. É o único banco de dados on-line de livre acesso que contém dados e relatórios sobre novas substâncias psicoativas e drogas de uso médico e científico, abrangendo uma lista de mais de 450 substâncias.
O aumento da troca de informações com profissionais de saúde e outros especialistas que trabalham para resolver os problemas mundiais de drogas e dependência química pode servir para aumentar a conscientização sobre o uso prejudicial de substâncias psicoativas consideradas pelo Comitê de Especialistas e os danos e a dependência que elas causam. Isso possibilitará uma melhor implementação de uma série de medidas eficazes de saúde pública nessa área, como uma melhor detecção de substâncias e o gerenciamento clínico de overdose e outras consequências negativas para a saúde decorrentes do uso de substâncias que levam à dependência. Além disso, o novo site on-line pode ser muito útil para encontrar informações sobre o uso terapêutico de substâncias psicoativas.
O Comitê de Especialistas em Dependência de Drogas da OMS, um grupo independente de especialistas em medicina e substâncias psicoativas, é responsável por avaliar os riscos e benefícios à saúde do uso de substâncias psicoativas de acordo com um conjunto de critérios.
O Comitê se reúne anualmente para examinar o impacto na saúde pública de substâncias psicoativas específicas e para fazer recomendações à Comissão de Narcóticos da ONU, um órgão de formulação de políticas composto por 53 estados-membros da ONU, sobre a necessidade ou não de colocar as substâncias psicoativas sob controle internacional. O Conselho Internacional de Controle de Narcóticos (INCB) é responsável por monitorar a implementação pelos países das recomendações adotadas pelo INCB.
Por exemplo, o Comitê de Especialistas em Dependência de Drogas da OMS aconselhou a Comissão de Entorpecentes nos últimos anos sobre o status de controle internacional da cannabis, resultando na reclassificação da cannabis para consideração de seus usos médicos reconhecidos. Todos esses documentos técnicos estão disponíveis no novo site de informações on-line.
Mais detalhes no seguinte link: https://www.who.int/es/news/item/01-06-2023-who-launches-asingle-source-repository-on-drug-dependence-information