Resumo
O uso da vacina contra a covid-19 por profissionais de saúde continua sendo uma grande preocupação de saúde pública devido à atual pandemia de covid-19. Como resultado, muitas instituições de saúde estão considerando ou exigiram que os profissionais de saúde recebam vacinas contra a covid-19.
Avaliamos os argumentos para a vacinação obrigatória contra a covid-19 dos profissionais de saúde a partir das perspectivas da saúde pública e da ética profissional. Consideramos os valores da saúde pública, as obrigações profissionais dos profissionais de saúde e as falhas institucionais na assistência à saúde durante a pandemia de covid-19 que tiveram impacto nas experiências dos profissionais de saúde.
Argumentamos que, apesar da urgência imperiosa de maximizar a adoção da vacina contra a covid-19 entre os profissionais de saúde, a avaliação ética de tornar a vacina contra a covid-19 obrigatória para os profissionais de saúde dos EUA é complexa e, nas circunstâncias atuais, inconclusiva. No entanto, reconhecemos que a vacina contra a covid-19 já foi e continuará sendo implementada em muitos ambientes de saúde. Nesse contexto, oferecemos sugestões para a implementação da vacina contra a covid-19 para os profissionais de saúde.