Salud y Fármacos is an international non-profit organization that promotes access and the appropriate use of pharmaceuticals among the Spanish-speaking population.

Integridade da Ciência

Evidência de viés de publicação em estudos clínicos de esclerose múltipla: uma análise comparativa de estudos publicados e não publicados registrados no ClinicalTrials.gov

(Evidence of publication bias in multiple sclerosis clinical trials: a comparative analysis of published and unpublished studies registered in ClinicalTrials.gov)
Rivero-de-Aguilar A, Pérez-Ríos M, Ruano-Raviña A, et al
Journal of Neurology, Neurosurgery & Psychiatry, 28 de março de 2023. doi: 10.1136/jnnp-2023-331132
https://jnnp.bmj.com/content/early/2023/03/27/jnnp-2023-331132 (disponível gratuitamente em inglês)
Traduzido por Salud y Fármacos, publicado em Boletín Fármacos: Ética 2023; 1(2)

Palavras-chave: publicação em periódicos revisados por pares, estudos não publicados, subnotificação de resultados de estudos clínicos, viés de publicação, medicina baseada em evidências, tratamento de esclerose múltipla, armadilhas de desenho de estudos clínicos, viés de publicação de estudos clínicos, armadilhas de desenho de estudos clínicos

Resumo
Histórico: A publicação completa e oportuna de ensaios clínicos garante que os pacientes e a comunidade médica estejam totalmente informados ao tomar decisões terapêuticas. O objetivo deste estudo é avaliar a publicação de ensaios clínicos de fase III e IV de medicamentos para esclerose múltipla (EM) realizados entre 2010 e 2019 e identificar os fatores associados à sua publicação em periódicos revisados por pares.

Métodos: foi realizada uma pesquisa avançada no ClinicalTrials.gov e pesquisas consecutivas no PubMed, EMBASE e Google Scholar para identificar publicações associadas a todos os estudos concluídos. As características do projeto do estudo, os resultados e outras informações relevantes foram extraídos. Os dados foram analisados de acordo com um projeto de caso-controle. Os ensaios clínicos associados a publicações em periódicos revisados por pares foram considerados casos e os ensaios não publicados foram considerados controles. Foi realizada uma análise de regressão logística multivariada para identificar os fatores associados à publicação do estudo.

Resultados: Cento e cinquenta ensaios clínicos foram incluídos na análise. Noventa e seis deles (64,0%) foram publicados em periódicos revisados por pares. Na análise multivariada, os fatores associados à publicação do estudo foram um resultado primário favorável (OR 12,49, IC 95% 1,28 a 122,29) e o alcance do tamanho da amostra originalmente estimado (OR 41,97, IC 95%: 1,96 a 900,48), enquanto os fatores associados a uma menor probabilidade de publicação foram a perda de 20% ou mais de pacientes no acompanhamento (OR 0,03, IC 95% 0,01 a 0,52) e a avaliação de medicamentos para melhorar a tolerabilidade do tratamento (OR 0,01, IC 95% 0,00 a 0,74).

Conclusões: Os ensaios clínicos de fase III e IV com medicamentos para EM são propensos a subnotificação e viés de publicação. Deve-se incentivar a divulgação de dados completos e precisos na pesquisa clínica da EM.

creado el 13 de Noviembre de 2024