Salud y Fármacos is an international non-profit organization that promotes access and the appropriate use of pharmaceuticals among the Spanish-speaking population.

Publicidade e Promoção

Reino Unido. Explicação: O Serviço Nacional de Saúde (NHS) aprova o novo “injetável para perda de peso”, mas será que ele funciona e se pode comprá-lo?

(Explainer: New ‘skinny jab’ has been approved by the NHS – but does it work and can you buy it?)
Jon Ungoed-Thomas, Shanti Das
The Guardian, 12 de março de 2023
https://www.theguardian.com/society/2023/mar/12/explainer-new-skinny-jab-has-been-approved-by-the-nhs-but-does-it-work-and-can-you-buy-it
Traduzido por Salud y Fármacos

Palavras-chave: semaglutide, Novo Nordisk, perda de peso, Wegovy, peptídeo semelhante ao glucagon tipo 1, promoção de medicamentos inseguros

Os sites parecem estar desafiando a proibição do Reino Unido de anunciar medicamentos prescritos, incentivando os clientes a manifestar interesse em acessar a nova injeção para perda de peso.

À medida que a controvérsia em torno do novo medicamento para emagrecimento – aprovado para uso no Serviço Nacional de Saúde – se espalhava, a rede de varejo Superdrug, na semana passada, pediu aos clientes que manifestassem interesse no injetável.

Embora a propaganda de medicamentos prescritos seja teoricamente proibida, o anúncio on-line refletiu o entusiasmo generalizado pelo que é popularmente conhecido como “medicamento milagroso”. Alguns especialistas alertaram sobre a possibilidade de decepção e aconselharam os ministros a não “entrarem na onda”.

A semaglutide, fabricada pela empresa dinamarquesa Novo Nordisk e comercializada no Reino Unido como Wegovy, é injetada semanalmente e precisa ser prescrita por um especialista. Já existe um medicamento semelhante, o liraglutide, comercializado como Saxenda e fabricado pela mesma empresa, mas tem de ser injetado diariamente.

Os defensores dizem que esses medicamentos de nova geração para perda de peso são uma ferramenta importante na batalha contra a obesidade. Uma versão chamada tirzepatide, fabricada pela Eli Lilly, também obteve reduções significativas no peso corporal em estudos clínicos.

Esses medicamentos imitam os efeitos de um hormônio chamado peptídeo semelhante ao glucagon tipo 1 (GLP-1), que regula o apetite e a ingestão de alimentos. O medicamento é baseado em um agente químico encontrado no veneno do monstro de Gila, um lagarto nativo de partes dos EUA e do México.

Na última quarta-feira, o National Institute for Health and Care Excellence (NICE) recomendou o uso do medicamento nos serviços de controle de peso do NHS, dizendo que ele poderia ajudar os pacientes a perder mais de 10% do peso. As prescrições serão limitadas a dois anos porque os dados sobre os efeitos a longo prazo do medicamento ainda não estão disponíveis. Os efeitos colaterais incluem fadiga, tontura, náusea e vômito.

Os especialistas dizem que o chamado “injetável para perda de peso” não é uma “solução instantânea”, mas pode ajudar na luta contra a obesidade. Entretanto, alguns argumentam que os bilhões de libras gastos na divulgação desses medicamentos seriam mais bem empregados na prevenção da obesidade.

O professor Neal Barnard, da George Washington University School of Medicine, em Washington DC, que também é presidente do Physicians Committee for Responsible Medicine, disse que a pesquisa sugere que uma boa nutrição pode estimular a secreção de GLP-1 e ajudar a controlar o apetite, sem os efeitos colaterais e o custo dos medicamentos. “A pesquisa demonstrou que, se os alimentos forem escolhidos corretamente, o GLP-1 será estimulado naturalmente sem a necessidade de injeções”, disse ele.

Apesar do debate em andamento, o Wegovy está sendo promovido on-line no Reino Unido para compra particular quando estiver disponível. A dose diária de Saxenda também está sendo promovida.

Os Regulamentos de Medicamentos Humanos de 2012 estabelecem que “uma pessoa não pode publicar um anúncio que possa induzir o uso de um medicamento sujeito a prescrição médica”. O protocolo do Comitê de Práticas Publicitárias também proíbe esse tipo de anúncio.

A Superdrug disse que o anúncio da Wegovy havia sido publicado por engano e seria removido. “Analisaremos os protocolos com nossa agência externa o mais rápido possível para garantir que esse tipo de erro não ocorra novamente”, disse um porta-voz da Superdrug.

creado el 6 de Julio de 2023