Resumo
Antecedentes. A pandemia de covid-19 apresenta desafios significativos aos Comitês de Ética em Pesquisa (CEPs) para equilibrar a urgência da revisão de protocolos de pesquisa relacionados à covid-19 com cuidadosa consideração de seus riscos e benefícios.
No contexto africano, os CEPs também são confrontados com a desconfiança histórica em relação à pesquisa e as possíveis repercussões de participar de pesquisas relacionadas à covid-19, bem como com a necessidade de facilitar o acesso equitativo a tratamentos ou vacinas eficazes contra a covid-19. Na África do Sul, a ausência de um Conselho Nacional de Ética em Pesquisa em Saúde (CNEPS) deixou os CEPs sem acesso à orientação nacional durante uma parte significativa da pandemia do covid-19.
Conduzimos um estudo qualitativo descritivo para explorar as perspectivas e experiências dos CEPs em relação aos desafios éticos da pesquisa relacionada à covid-19 na África do Sul.
Métodos. Realizamos entrevistas aprofundadas com 21 presidentes ou membros de sete CEPs de grandes instituições acadêmicas de saúde sul-africanas que estavam ativamente envolvidas na revisão de pesquisas relacionadas à covid-19 na África do Sul entre janeiro e abril de 2021. As entrevistas aprofundadas foram realizadas remotamente via Zoom.As entrevistas (60-125 minutos) foram feitas em inglês e foi usado um guia de entrevista aprofundada, até que a saturação dos dados fosse atingida.As gravações de áudio foram transcritas literalmente e as notas de campo se converteram em fonte de dados. As transcrições foram codificadas linha por linha e os dados foram organizados em temas e subtemas. Para analisar os dados se utilizou um enfoque indutivo de análise temática.
Resultados. Foram identificados cinco temas principais, a saber: a rápida evolução do panaroma ético da pesquisa, a extrema vulnerabilidade dos participantes da pesquisa, os desafios específicos para o consentimento informado, os desafios de incluir a comunidade durante a covid-19, e a sobreposição da ética na pesquisa e as questões de equidade em saúde pública. Foram identificados subtemas para cada tema principal.
Conclusões. Os membros dos CEPs sul-africanos identificaram numerosas e importantes complexidades e desafios éticos ao revisar os protocolos de pesquisa relacionados com o covid-19. Ainda que os CEPs sejam fortes e tenham capacidade de se adaptarem, o cansaço dos revisores e dos membros dos CEPs foi motivo de grande preocupação. As numerosas questões éticas identificadas destacam a necessidade de ensino e formação em ética da pesquisa, especialmente com referência ao consentimento informado, assim como a necessidade urgente de elaborar guias nacionais para preservar a ética na pesquisa durante as emergências de saúde pública. Além disso, necessita-se fazer uma análise comparativa entre os distintos países para elaborar uma discussão em torno dos CEPs africanos e as questões de ética em pesquisas relacionadas à covid-19