Washington, D.C. – A Pfizer anunciou recentemente que aumentaria o preço de tabela nos EUA de seu tratamento patenteado para a Covid, o nirmatrelvir-ritonavir (Paxlovid), para US$ 1.390 para um tratamento de cinco dias. Especialistas da Universidade de Harvard estimaram que o custo de produção de um curso de cinco dias de nirmatrelvir-ritonavir é de US$ 13. A Public Citizen publicou uma análise esta semana constatando que mais de oito milhões de pessoas com infecções de alto risco por Covid em países de baixa e média renda em 2022 não conseguiram ter acesso ao Paxlovid, deixando mais de 90% de necessidades de saúde sem atendimento. Peter Maybarduk, diretor do programa de Acesso a Medicamentos da Public Citizen, divulgou a seguinte declaração.
“O novo preço da Pfizer é estimado em 100 vezes o custo de produção.
“A Pfizer faturou dezenas de bilhões com as vendas do Paxlovid, em grande parte por meio de grandes compras governamentais. A Pfizer poderia optar agora por apoiar a luta contra a Covid e facilitar o acesso ao tratamento, reduzindo seus preços já inflacionados.
“Em vez disso, a Pfizer optou por dobrar o preço nos EUA, justamente no momento em que o financiamento da pandemia está em baixa e quando a precária temporada viral de inverno está começando. Isso sobrecarregará os orçamentos da saúde e contribuirá para um maior racionamento do tratamento.
“A Pfizer trata o Paxlovid como uma bolsa Prada, um luxo para poucos em vez de um tratamento para muitos. É uma vergonha.”