Salud y Fármacos is an international non-profit organization that promotes access and the appropriate use of pharmaceuticals among the Spanish-speaking population.

Globalização e Ensaios Clínicos

O Reino Unido investe £400 milhões em ensaios clínicos

Salud y Fármacos
Boletim Fármacos: Ensaios Clínicos 2024; 2(2)

Tags: incrementar os ensaios clínicos no Reino Unido, preços dos medicamentos no Reino Unido, NHS, indústria farmacêutica e o Reino Unido

O governo britânico assinou um acordo com a Associação da Indústria Farmacêutica Britânica (ABPI) para acelerar a realização de ensaios clínicos. O novo esquema será lançado em 2024 e envolverá um investimento de £400 milhões. Enquanto isso, o Ministério da Saúde e Assistência Social do Britânico estabeleceu um novo esquema voluntário para preços, acesso e crescimento de medicamentos de marca (voluntary scheme for branded medicines pricing, access and growth VPAG), que visa economizar £14 bilhões (US$ 17,5 bilhões) para o Serviço Nacional de Saúde (NHS) em cinco anos, segundo um relatório publicado pela Pharmaceutical Technology [1].

Segundo o governo britânico, esse acordo garante uma economia para o NHS que dobrará a feita com o atual acordo de preços de medicamentos e aumentará a velocidade com que novos procedimentos possam ser adotados. Espera-se que com o novo acordo o nível de crescimento anual das vendas de medicamentos de marca irá dobrar, de 2% permitido anualmente em 2014 para 4% que será permitido em 2027.

O acordo também introduz um mecanismo para garantir a acessibilidade econômica dos medicamentos mais antigos. Os medicamentos cujo preço não for reduzindo ao longo do tempo terão que pagar uma taxa adicional de até 25% além da taxa básica de 10% que já está em vigor para os medicamentos mais antigos.

Nas palavras do Ministro da Fazenda, Jeremy Hunt: “Esse acordo, que inclui novos investimentos significativos da indústria na pesquisa, em ensaios clínicos e na fabricação, fortalecerá a posição da Grã-Bretanha como o maior centro de ciências da vida da Europa e apoiará um setor que é fundamental para a saúde, a riqueza e a resistência do nosso país.

Um informe de 2023 publicado pela GlobalData sobre o impacto pós-Brexit do Reino Unido no setor de ciências da vida revelou que 83% dos entrevistados da UE e 71% do Reino Unido disseram que o Reino Unido não era mais um lugar atraente para pesquisa sanitária.

No início deste mês, um relatório da ABPI constatou um ligeiro aumento na taxa de ensaios clínicos iniciados no Reino Unido, com um incremento de 4,3% em relação aos anos anteriores.

Fonte Original

  1. Silverwood J. UK launches medicines scheme with £400m earmarked for clinical trials. Pharmaceutical Technology, 21 de noviembre de 2023 https://www.pharmaceutical-technology.com/newsletters/uk-launches-medicines-scheme-with-400m-earmarked-for-clinical-trials/?cf-view
creado el 13 de Mayo de 2024