Salud y Fármacos is an international non-profit organization that promotes access and the appropriate use of pharmaceuticals among the Spanish-speaking population.

Reações Adversas

Mianserin, mirtazapina: hipersexualidade

(Mianserin, mirtazapine: hypersexuality)
Prescrire International 2024; 33 [258]: 106
Traduzido por Salud y Fármacos, publicado em Boletim Fármacos: Farmacovigilância 2024;1(4)

Na Conferência Anual de 2023 da Sociedade Francesa de Farmacologia e Terapêutica, um Centro Regional de Farmacovigilância da França comunicou uma série de 7 casos de desinibição sexual em pacientes que tomavam o antidepressivo mianserin [1]. A idade média dos pacientes era de 83 anos, o que é compatível com a faixa etária dos pacientes expostos à mianserin na França [1].

Os sintomas relatados foram orgasmo espontâneo, comentários sexuais impróprios, aumento da libido, aumento da masturbação, exibicionismo, uma tentativa de estupro e uma tentativa de beijo [1].

Os transtornos ocorreram de 2 dias a 7 meses após o início do uso da mianserina ou depois do aumento da dose diária. Cinco pacientes também tomavam outros medicamentos capazes de induzir a hipersexualidade ou tinham um transtorno como a demência. Em todos os sete casos, os transtornos regrediram após a interrupção da mianserina ou após a redução da dose [1].

A mianserina tem atividade noradrenérgica e serotoninérgica. Ela também é um potente anti-histamínico H1, o que justifica seu efeito sedativo. Os mecanismos por trás da desinibição sexual não são conhecidos [2-5]. As informações de prescrição dos EUA para o Norset°, que contém mirtazapina, um medicamento estreitamente relacionado à mianserina, menciona o aumento da libido entre seus efeitos adversos. Foi publicado um relato de aumento da libido e orgasmos espontâneos em uma mulher de 51 anos de idade, com aumento dos problemas após o aumento da dose de mirtazapina e diminuição após sua interrupção [6,7].

Na Prática Quando a desinibição sexual problemática é observada em um paciente que está tomando mianserina, pode ser aconselhável observar o efeito da retirada do medicamento e, se necessário, escolher um tratamento alternativo. Isso também se aplica à mirtazapina, apesar de o risco não ser mencionado no SmPC francês até março de 2023 [3].

Referências

  1. Richard H et al. “Mianserin-induced sexual behaviour disorders: A case series, Poster PM1-027” Fundam Clin Pharmacol 2023; 37 [suppl.1]: 63 + complete version 1 page.
  2. ANSM “data.ansm; Chlorhydrate de miansérine” accessed 20 July 2023.
  3. ANSM “RCP-Miansérine Sandoz” 29 August 2023 + “Norset” 30 March 2023.
  4. Prescrire Rédaction “Miansérine et mirtazapine” Interactions Médicamenteuses Prescrire 2023.
  5. Dolberg OT et al. “Relief of serotonin selective reuptake inhibitor induced sexual dysfunction with low-dose mianserin in patients with traumatic brain injury” Psychopharmacology 2002; 161: 404-407.
  6. US FDA “Full prescribing information-Remeron” November 2021.
  7. Shalev H et al. “A case of mirtazapine-induced spontaneous orgasms in a female patient” J Psychopharmacol 2009; 23 [1]: 109-110.
creado el 28 de Octubre de 2024