Puntos clave
Pergunta. Quais são as características das meta-análises publicadas em periódicos de oncologia e quais são as características do estudo associadas a resultados favoráveis?
Resultados Essa revisão abrangente inclui 93 metanálises e revelou que muitas delas relatam sobre um medicamento, incluem estudos randomizados e frequentemente têm um autor financiado pela indústria. A qualidade metodológica dos estudos independentes foi a mesma dos estudos financiados pela indústria ou daqueles em que pelo menos um autor havia recebido dinheiro da indústria, mas o financiamento da indústria foi associado ao tom da conclusão dos autores.
Significado. Os vários fatores associados a uma conclusão positiva do estudo sugerem que pesquisas futuras devem ser realizadas para elucidar os motivos de conclusões mais favoráveis do estudo ou do autor entre os estudos com financiamento da indústria.
Importância. Muitas meta-análises foram realizadas em uma ampla gama de tópicos, e muitas delas se concentraram na eficácia do tratamento de medicamentos ou no viés em estudos intervencionistas sobre um tópico específico.
Objetivo. Examinar os fatores associados à conclusão positiva de um estudo de meta-análises no campo da oncologia.
Revisão da evidência. Todas as meta-análises publicadas entre 1º de janeiro de 2018 e 31 de dezembro de 2021 em 5 sites de periódicos de oncologia foram identificadas e as características do estudo, os resultados do estudo e as informações sobre os autores do estudo foram resumidos. As conclusões dos autores das meta-análises foram codificadas como positivas, negativas ou ambíguas, e o assunto de cada artigo foi codificado como algo que poderia afetar os lucros e o marketing de uma empresa. Também foi examinado se existia uma associação entre as características do estudo e as conclusões dos autores.
Resultados. As pesquisas em bancos de dados resultaram em 3947 artigos potenciais, dos quais 93 metanálises foram incluídas neste estudo. Dos 21 estudos com financiamento dos autores pela indústria, 17 estudos (81,0%) apresentaram conclusões favoráveis. Dos 9 estudos que receberam financiamento da indústria, 7 (77,8%) apresentaram conclusões favoráveis, e dos 63 estudos que não tiveram financiamento de autor ou do estudo pela indústria, 30 (47,6%) apresentaram conclusões favoráveis. Os estudos que foram financiados por fontes que não eram da indústria e os autores que não tinham nenhum conflito de interesse relevante tiveram a menor porcentagem de conclusões positivas e a maior porcentagem de conclusões negativas e ambíguas em comparação com os estudos com outras fontes de possíveis conflitos de interesse.
Conclusões e relevância. Nesse estudo transversal de meta-análises publicadas em periódicos de oncologia, vários fatores foram associados a uma conclusão positiva do estudo, o que sugere que pesquisas futuras devem ser realizadas para elucidar os motivos de conclusões mais favoráveis entre os estudos com financiamento da indústria ao estudo ou ao autor.