Salud y Fármacos is an international non-profit organization that promotes access and the appropriate use of pharmaceuticals among the Spanish-speaking population.

Novidades sobre a Covid

Integridade e deturpação das informações de ensaios clínicos randomizados sobre a covid-19 publicados em resumos do medRxiv e resumos de artigos correspondentes

(Completeness and Spin of medRxiv Preprint and Associated Published Abstracts of COVID-19 Randomized Clinical Trials)
Spungen H, Burton J, Schenkel S, Schriger DL
JAMA. 2023;329(15):1310–1312. doi:10.1001/jama.2023.1784 https://jamanetwork.com/jou
Resumido e traduzido por Salud y Fármacos, publicado en Boletim Fármacos: Ensaios Clínicos 2023; 1(3)

Palavras-chaves: pré-impressão, publicação de artigos, periódicos revisados por pares, completude, distorção, covid-19, ensaios clínicos randomizados, ECR

As pré-impressões desempenham um papel cada vez mais importante na comunicação de pesquisas médicas. Em campos em rápida evolução, como foi o caso da covid-19, as pré-impressões, que por definição não foram revisadas por pares, podem influenciar a prática clínica e, potencialmente, causar danos. Analisamos os prazos de publicação, a Integridade e a distorção nos resumos de todos os ensaios clínicos randomizados (ECR) relacionados à covid-19 que foram publicados no medRxiv durante os dois primeiros anos da pandemia e os comparamos com os resumos de seus artigos correspondentes que foram publicados posteriormente.

Métodos. Identificamos todas as pré-impressões de ECR relacionados à covid-19 publicados no medRxiv entre 1º de janeiro de 2020 e 31 de dezembro de 2021. Identificamos 236 pré-impressões, 182 foram publicadas até 15 de novembro de 2022, mas apenas 161 foram incluídas na análise.

Os resumos cegos foram enviados aleatoriamente a 1 a 3 revisores, que classificaram a integridade de cada um usando uma versão modificada dos critérios do Padrões Consolidados de Relatórios de ensaios Clínicos (Consolidated Standards of Reporting Trials). Posteriormente, uma amostra aleatória de 75 dos 161 resumos de pré-impressões com os correspondentes resumos de suas publicações, e 75 resumos de pré-impressões sem os correspondentes resumos de publicações, foram submetidos aleatoriamente a 1 de 2 revisores, que verificaram se alguma distorção havia sido introduzida. Para fazer essa avaliação, usamos uma versão modificada da pontuação desenvolvida por Boutron et al., que incluía itens como “são enfatizados resultados secundários estatisticamente significativos em um ensaio negativo” e “as afirmações vão além da população-alvo do ensaio”. A distorção geral desses mesmos resumos foi avaliada por meio de uma avaliação gestáltica de 0 (nenhuma) a 10 (alta).

Para pontuar as comparações, os resumos pré-impressos e os publicados foram colocados lado a lado, sem que os autores pudessem ser identificados e em uma sequência que se alternava aleatoriamente. Um dos três revisores avaliou qual era o melhor em termos de integridade e deturpação usando uma escala do tipo Likert de 5 pontos (1 = fortemente a favor do resumo pré-impresso; 5 = fortemente a favor do resumo publicado).

Discussão. Um em cada cinco resumos das pré-impressões disponíveis no medRxiv não haviam sido publicados 12 meses depois. As pré-impressões que não chegaram a ser publicadas eram menos completas e mais distorcidas do que as pré-impressões que chegaram a ser publicadas. A adoção de protocolos de tratamento da covid-19 com base em pré-impressões errôneas sugere que os resumos mais incompletos e distorcidos das pré-impressões poderiam gerar problemas.

Como sugere a literatura, os resumos publicados eram um pouco mais completos e menos distorcidos, sugerindo que o processo de revisão por pares e pelos editores de periódicos trazem melhorias limitadas à qualidade das informações relatadas. No entanto, os dados mostram que há uma diferença entre os resumos pré-impressos que acabam sendo publicados e os que permanecem não publicados, em termos de integridade das informações e presença de distorção, o que pode indicar que aqueles com as características mais desejáveis são selecionados durante o processo de revisão do periódico.

As limitações do ensaio incluem o uso de medidas substitutas imperfeitas de integridade e distorção, o foco em um único tópico (covid-19) que pode não representar o que está acontecendo em outros campos, a inclusão de um único desenho de ensaio (ECR), a consideração apenas de resumos e a falha em avaliar as implicações clínicas das diferenças de integridade e distorção.

creado el 8 de Noviembre de 2024