Salud y Fármacos is an international non-profit organization that promotes access and the appropriate use of pharmaceuticals among the Spanish-speaking population.

Recrutamento, Consentimento Informado e Perspectivas do Paciente

Compreensão dos pacientes sobre os desfechos de ensaios clínicos oncológicos em anúncios de televisão voltados para o consumidor

(Patient Understanding of Oncology Clinical Trial Endpoints in Direct-to-Consumer Television Advertising)
Sullivan HW et al
The Oncologist, 2023;28 (7): e542–e553, https://doi.org/10.1093/oncolo/oyad064
https://academic.oup.com/oncolo/article/28/7/e542/7133647 (de livre acesso em inglês)
Traduzido por Salud y Fármacos, publicado em Boletim Fármacos: Ensaios Clínicos 2023; 1(3)

Palavras-chaves: enganar participantes de ensaios clínicos, melhorar o consentimento informado, informar adequadamente os participantes de ensaios clínicos

Resumo
Antecedentes: Este ensaio analisou como as pessoas interpretam os desfechos de sobrevida global (SG), taxa de resposta global (TRG) e sobrevida livre de progressão (SLP) mencionados em propagandas de televisão para consumidores. Embora poucas pesquisas tenham sido feitas sobre esse tópico, as evidências iniciais sugerem que as pessoas podem interpretar mal esses critérios de avaliação. Nossa hipótese é que a compreensão da TRG e da SLP melhoraria com a inclusão de uma declaração (“Atualmente, não sabemos se [o medicamento] ajuda os pacientes a viver mais”) quando os indicadores de TRG e SLP forem mencionados.

Métodos: Foram realizados dois ensaios on-line nos quais adultos norte-americanos analisaram anúncios de televisão de medicamentos fictícios recomendados para tratar câncer de pulmão (N = 385) ou mieloma múltiplo (N = 406). Os anúncios incluíam alegações de SG, TRG com e sem esclarecimento, ou SLP com e sem esclarecimento.

Para cada experimento, atribuímos aleatoriamente aos participantes uma das cinco versões do comercial de TV. Depois de assistir ao anúncio duas vezes, os participantes preencheram um questionário que mediu sua compreensão, percepções e outros resultados.

Resultados: Em ambos os ensaios, os participantes diferenciaram corretamente entre SG, TRG e SLP ao responderem a perguntas abertas; no entanto, os participantes que avaliaram a SLP (frente a taxa de resposta geral ou TRG) tiveram maior probabilidade de fazer inferências incorretas sobre a SG. Em apoio à hipótese, a adição de uma declaração explicativa tornou mais precisas as expectativas em relação à vida mais longa e às melhorias na qualidade de vida.

Conclusão: A inclusão de informações esclarecedoras pode ajudar a reduzir o grau de interpretação errônea dos critérios de avaliação, como TRG e SLP. É necessário realizar mais pesquisas para estabelecer a melhor prática no uso de esclarecimentos aos pacientes para melhorar sua compreensão da eficácia do medicamento, sem alterar involuntariamente sua percepção do medicamento.

creado el 8 de Noviembre de 2024