Una organización internacional sin ánimo de lucro para fomentar el acceso y el uso adecuado de medicamentos entre la población hispano-parlante

Integridade da Ciência e das Publicações

Integridade da pesquisa e medicina acadêmica: a pressão a publicar para pesquisar e má conduta em pesquisa

(Research integrity and academic medicine: the pressure to publish and research misconduct)
Kearney, Molly, Downing, Maren and Gignac, Elizabeth
Journal of Osteopathic Medicine, 2024;124(5):187-194
https://doi.org/10.1515/jom-2023-0211 (de livre acesso em inglês)
Traduzido por Salud y Fármacos, publicado em Boletim Fármacos: Ética 2024; 2(3)

Tags: publicar ou perecer, incentivos para a medicina acadêmica, promoção de acadêmicos, comprometer a integridade da ciência, as universidades e a integridade da ciência

Resumo:
Contexto: Este artigo narrativo de revisão explora a questão da integridade da pesquisa e as implicações do trabalho acadêmico na educação médica. O artigo descreve como o cenário atual da educação médica dá ênfase à pesquisa e à atividade acadêmica para estudantes de medicina, médicos residentes e educadores médicos do corpo docente. Há uma falha na literatura existente que explora completamente a integridade da pesquisa, os desafios que envolvem a pressão significativa para realizar atividades acadêmicas e o potencial de falhas éticas por parte daqueles envolvidos na educação médica.

Objetivos: Os objetivos deste artigo de revisão são fornecer um histórico das medidas de proteção de autoria e publicação, destacar os tipos mais comuns de má conduta em pesquisas, descrever as implicações da publicação na educação médica, discutir as consequências das violações éticas e destacar possíveis soluções para promover a integridade da pesquisa na medicina acadêmica.

Métodos: Para concluir esta revisão narrativa, os autores exploraram a literatura atual utilizando múltiplos bancos de dados a partir de junho de 2021, e finalizaram a revisão da literatura em janeiro de 2023. Para captar o amplo escopo da análise, foram realizadas várias pesquisas. Vários termos do Medical Subject Headings (MeSH) foram utilizados para identificar artigos relevantes. Os termos MeSH incluíram "má conduta científica", "má conduta em pesquisa", "autoria", "plágio", "ética/pesquisa biomédica", "corpo docente, médico", "estágio e residência" e "estágio e residência". Referências adicionais foram utilizadas para incluir padrões de credenciamento de escolas médicas e residências, estatísticas de compatibilidade de residências, diretrizes regulatórias e definições de padrões.

Resultados: No âmbito da medicina acadêmica, a má conduta e a má interpretação da pesquisa continuam ocorrendo sem soluções claras. Há uma ampla gama de gravidade nas violações da integridade da pesquisa, desde infrações menores até fraudes. Em todo o sistema de educação médica dos Estados Unidos, há pressão para a publicação de pesquisas e trabalhos acadêmicos. Taxas mais altas de publicações estão ligadas a uma residência bem-sucedida para os alunos e à promoção acadêmica para os médicos do corpo docente. Para aqueles que participam de más condutas em pesquisa, há uma infinidade de possíveis consequências negativas. Existem soluções em potencial para garantir a integridade da pesquisa, mas não estão livres de barreiras para a implementação.

Conclusões: A pressão para publicar no mundo da medicina acadêmica, contribui para a potencial má conduta na pesquisa e má representação da autoria. Os desvios na integridade da pesquisa podem resultar em uma ampla gama de consequências potencialmente negativas para o infrator, sua instituição, a comunidade científica e o público. Se forem adotadas, as políticas e os procedimentos universais de integridade em pesquisa poderão fazer grandes avanços na erradicação da má conduta em pesquisa no campo da medicina acadêmica.

creado el 15 de Noviembre de 2024