Introdução:
Este guia inclui recomendações para ajudar os patrocinadores de ensaios clínicos a determinar;
Este guia atualiza a guia para patrocinadores de ensaios clínicos “Estabelecimento e Operação de Comitês de Monitoramento de Dados de Ensaios Clínicos” emitida em março de 2006 (o guia de 2006) (Establishment and Operation of Clinical Trial Data Monitoring Committees issued in March 2006). Uma vez finalizada, este guia substituirá o guia de 2006.
As mudanças significativas na estrutura e na operação dos CMDs desde a publicação da diretriz de 2006 incluem:
Para os propósitos deste guia, um CMD é um grupo de indivíduos com experiência relevante que revisa periodicamente os dados acumulados de um ou mais ensaios clínicos e recomenda ao patrocinador se deve continuar, modificar ou interromper o(s) ensaio(s). O patrocinador estabelece o CMD do ensaio clínico, mas o CMD deve ser independente do patrocinador e da realização do ensaio (consulte a seção VII deste guia).
Em geral, o guia da FDA não atribui responsabilidades legalmente aplicáveis. Os guias descrevem o pensamento atual da Agência sobre um tópico e deve ser considerado apenas como uma recomendação, a menos que sejam citados requisitos regulatórios ou legais específicos. O uso da palavra “deveria” no guia da Agência significa que se sugere ou se recomenda algo, mas não é exigido.