A AstraZeneca, após um conflito com os órgãos reguladores sobre seus preços, decidiu entregar as doses em disputa para a Suíça gratuitamente.
A fonte das tensões entre a AstraZeneca, de origem britânica e sueca, e o Escritório Federal de Saúde Pública da Suíça (FOPH) foi o spray nasal usado para vacinar crianças e jovens contra a gripe, conforme relatado no início desta semana.
A agência de notícias Keystone-SDA escreveu no domingo [1] que a FOPH alegou que a AstraZeneca estava pedindo como remuneração mais do que o dobro do preço de produtos comparáveis.
Após desentendimentos sobre preços, a empresa decidiu simplesmente abandonar os esforços para colocar a vacina no mercado e doar as 10.000 doses, em vez de esperar que elas expirassem. Atualmente, elas estão em um depósito de propriedade de uma terceira empresa no cantão de Berna.
A Astrazeneca afirma que os médicos e profissionais de saúde podem solicitar as vacinas gratuitamente, desde que também as distribuam gratuitamente aos pacientes.
Referências