Una organización internacional sin ánimo de lucro para fomentar el acceso y el uso adecuado de medicamentos entre la población hispano-parlante

Interações

O Efeito da combinação de diuréticos, inibidores do sistema renina-angiotensina-aldosterona e anti-inflamatórios não esteroides ou metamizol (triple whammy) na hospitalização por lesão renal aguda: Um estudo de caso e controle aninhado

(Effect of the combination of diuretics, renin–angiotensin–aldosterone system inhibitors, and non-steroidal anti-inflammatory drugs or metamizole (triple whammy) on hospitalisation due to acute kidney injury: A nested case–control study)
Calvo, DM, Saiz, LC, Leache, L, et al
Pharmacoepidemiol Drug Saf. 2023; 32(8): 898-909. doi:10.1002/pds.5621
Traduzido por Salud y Fármacos, publicado em Boletim Fármacos: Farmacovigilância 2024;1(2)

Tags: Lesão renal aguda, interações medicamentosas, inibidores do sistema renina-angiotensina-aldosterona, diuréticos, metamizol, hospitalização por lesão renal aguda

Resumo
Propósito: O uso concomitante de diuréticos, inibidores do sistema renina-angiotensina-aldosterona (SRAA) e anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) ou metamizol, conhecido como “triple whammy” (TW), foi associado a um risco maior de lesão renal aguda (LRA). No entanto, ainda há incertezas sobre seu impacto na hospitalização e na mortalidade. O objetivo do estudo foi analisar a associação entre a exposição à TW e o risco de hospitalização por LRA, mortalidade por todas as causas e a necessidade de terapia de substituição renal (TSR).

Métodos: Um estudo de caso-controle aninhado em uma coorte de adultos expostos a pelo menos um diurético ou inibidor do SRAA entre 2009 e 2018 foi realizado dentro do Banco de Dados de Pesquisa Farmacoepidemiológica para Sistemas de Saúde Pública (BIFAP). Os pacientes hospitalizados por LRA entre 2010 e 2018 (casos) foram comparados com até 10 pacientes da mesma idade, sexo e região da Espanha que não haviam sido hospitalizados por LRA na data de hospitalização por LRA do caso correspondente (controles). A associação entre a de exposição à TW e a de não exposição à TW e as variáveis dos resultados foram analisadas por meio de modelos de regressão logística.

Resultados: Um total de 480.537 participantes foram incluídos (44.756 casos e 435.781 controles) (idade média: 79 anos). O risco de hospitalização por LRA foi significativamente maior entre aqueles expostos à TW [razão de chances ajustada (aOR) 1,36, intervalo de confiança de 95% (IC95%) 1,32-1,40], sendo maior com a exposição atual (aOR 1,60, IC95% 1,52-1,69) e prolongada (aOR 1,65, IC95% 1,55-1,75). Não foi encontrada nenhuma associação significativa com a necessidade de TRR (Terapia de reposição renal). Inesperadamente, a mortalidade foi menor naqueles expostos à TW (aOR 0,81, IC95% 0,71-0,93), o que pode ser influenciado por outras causas.

Conclusão: A vigilância deve ser aumentada quando diuréticos, inibidores do SRAA e AINEs ou metamizol forem usados concomitantemente, especialmente em pacientes de risco, como idosos.

creado el 6 de Agosto de 2024