Cerca de 130 especialistas de 43 países com forte representação do sul global participaram presencialmente, e muitos outros participaram virtualmente, do primeiro Fórum Global de Ensaios Clínicos da OMS nos dias 20 e 21 de novembro de 2023.
Os objetivos do fórum foram:
Durante a conferência, houve troca de experiências e lições entre várias disciplinas e áreas de doenças/condições de saúde. Pesquisadores e cientistas clínicos de várias áreas de especialização atenderam, incluindo câncer, doenças cardiovasculares, distúrbios metabólicos e neurológicos.
Adicionalmente, especialistas em saúde mental, tuberculose, HIV, malária, saúde maternal e infantil, envelhecimento, doenças transmitidas por vetores, incluindo a dengue, resistência antimicrobiana (AMR), emergentes doenças infecciosas e doenças tropicais negligenciadas também participaram.
Fora estes, reguladores, especialistas em ética, financiadores de pesquisa, grupos de pacientes e especialistas em envolvimento comunitário fizeram parte do fórum. Grupos da indústria, a Federação Internacional de Fabricantes e Associações Farmacêuticas (IFPMA), a Rede de Fabricantes de Vacinas de Países em Desenvolvimento (DCVMN), as Associações Internacionais de Medicamentos Genéricos e Biossimilares (IGBA), organizações de pesquisa contratadas e várias parcerias de desenvolvimento de produtos foram representadas. Durante o encontro, houve enfoques específicos em ensaios clínicos em unidades de atenção primária e intensiva e em cenários de ensaios hospitalares e de vacinas.
A sessão de abertura da reunião incluiu apresentações sobre o status do ecossistema de testes nacionais e regionais em cada uma das seis regiões da OMS. Adicionalmente, as barreiras e as áreas de foco para enfrentá-las também foram discutidas com as partes interessadas em seus respectivos países.
Durante as discussões de dois dias de duração, os participantes apelaram para várias ações prioritárias para fortalecer o ecossistema de ensaios clínicos, incluindo:
Os resultados esperados dessas ações mudaram o cenário dos ensaios clínicos, com menos ensaios, bem projetados, gerando evidências convincentes para melhorar as políticas e práticas que levam a melhores resultados de pacientes e para a saúde da população. As ações também levaram à capacitação sustentada e a um processo de aprendizado otimizado para os stakeholders envolvidos em ensaios clínicos.
Nota de Salud y Fármacos. Um artigo publicado no Lancet recolhe os resultados do encontro. Moorthy V, Abubakar I, Qadri F, Ogutu B, Zhang W, Reeder J, Farrar J. The future of the global clinical trial ecosystem: a vision from the first WHO Global Clinical Trials Forum. Lancet. 2024 Jan 13;403(10422):124-126. doi: 10.1016/S0140-6736(23)02798-8. Epub 2023 Dec 18. PMID: 38128557. (de livre acesso em inglês). Segue o resumo do artigo.
O primeiro Fórum Global de Ensaios Clínicos da OMS, realizado na OMS, em Genebra, Suíça, de 20 a 21 de novembro de 2023, reuniu uma comunidade diversificada com o objetivo de promover o desenvolvimento de uma infraestrutura global sustentável de ensaios clínicos. Para garantir os aprimoramentos necessários para “fortalecer os ensaios clínicos”, conforme determinado pela Assembleia Mundial da Saúde em maio de 2022, o Fórum adotou uma visão unificada “sempre ativo, sempre ocupado”, por meio da qual a capacidade nacional e global de ensaios clínicos será mantida durante e entre crises, para garantir que a pesquisa e os ensaios clínicos sejam integrados e mantidos em todos os sistemas de saúde, e que os ensaios possam ajudar a melhorar os resultados de saúde para todos, em todos os momentos.