Resumo
Importância. As instituições e os periódicos se esforçam para promover e proteger a integridade do registro da pesquisa, e ambos os grupos estão igualmente comprometidos em garantir a confiabilidade de todos os dados publicados.
Observações. Três universidades dos EUA coordenaram uma série de reuniões virtuais, de junho de 2021 a março de 2022, para um grupo de trabalho composto por oficiais de integridade de pesquisa (RIOs) sênior e experientes dos EUA, editores de periódicos e equipe de publicação que estão familiarizados com o gerenciamento de questões de integridade de pesquisa e ética de publicação. O objetivo do grupo de trabalho era melhorar a colaboração e a transparência entre instituições e periódicos para garantir que a má conduta na pesquisa e a ética na publicação fossem gerenciadas de forma adequada e eficiente. As recomendações abordam o seguinte: identificação dos contatos adequados nas instituições e nos periódicos, especificação das informações a serem compartilhadas entre instituições e periódicos, correção do registro da pesquisa, reconsideração de alguns conceitos fundamentais de má conduta em pesquisa e mudanças na política dos periódicos. O grupo de trabalho identificou três recomendações principais a serem adotadas e implementadas para mudar o status quo para uma melhor colaboração entre instituições e periódicos: (1) reconsideração e ampliação da interpretação pelas instituições dos critérios de necessidade de conhecimento nas regulamentações federais (ou seja, informações e dados confidenciais ou sensíveis não são divulgados a menos que haja necessidade de um indivíduo conhecer os fatos para realizar trabalhos ou funções específicas), (2) desvincular a avaliação da precisão e da validade dos dados de pesquisa da determinação da culpabilidade e da intenção dos indivíduos envolvidos e (3) iniciar uma mudança generalizada nas políticas de periódicos e editoras em relação ao momento e à conveniência de entrar em contato com as instituições, antes ou simultaneamente, sob determinadas condições, ao entrar em contato com os autores.
Conclusões e Relevância. O grupo de trabalho recomenda mudanças específicas no status quo para permitir a comunicação eficaz entre instituições e periódicos. O uso de cláusulas e acordos de confidencialidade para impedir o compartilhamento não beneficia a comunidade científica nem a integridade do registro da pesquisa. Entretanto, uma estrutura cuidadosa e informada para melhorar a comunicação e o compartilhamento de informações entre instituições e periódicos pode promover melhores relações de trabalho, confiança, transparência e, o mais importante, uma resolução mais rápida dos problemas de integridade dos dados, especialmente na literatura publicada.